em

É hora de comprar ou economizar?

Basta ir ao supermercado para entender o que é inflação e logo chegar a uma definição sobre crise econômica. Que o país está passando por uma situação financeira complicada todos sabem, mas como enfrentá-la? Muito se fala que agora é o momento de economizar, mas por outro lado os consumidores são ‘bombardeados’ por promoções em todos os segmentos da economia. Afinal, é hora de sacar o dinheiro da poupança, comprar um carro novo, aproveitar as liquidações? Para falar sobre o que fazer neste momento, o Diário dos Campos (DC) traz uma entrevista com o renomado professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luciano Salamacha. Ele é empresário, consultor de empresas e colunista do DC.

Para o professor, “o grande segredo de economizar é justamente gastar um pouco menos no maior número de itens possível”. Ele também acredita que a população tem como se beneficiar desta crise, mas para tanto o consumidor precisa saber negociar para, então, fazer grandes negócios. Mas atenção! Não é para sair fazendo dívidas, pois o cenário é de instabilidade. Confira a entrevista.

DC – Como a população pode enfrentar este período de baixo desempenho da economia nacional? É possível gastar menos com o que?

Luciano – Efetivamente gastar menos não costuma ser algo prazeroso para ninguém. E quando o assunto é cortar, normalmente, o que se torna mais “custoso” é desprender-se do que gera conforto e prazer… por exemplo: as pessoas reclamam que a conta de água está cara, mas sentem dificuldade de tomar um banho mais curto. Isso sem falar nas saídas para consumo fora do lar (refeições e entretenimento, por exemplo) que já se incorporaram na sua vida. De qualquer forma, o grande segredo de economizar é justamente gastar um pouco menos no maior número de itens possível… Em economia, menos é mais.

Leia mais na edição impressa

Luciano: “Ponta Grossa vem sofrendo menos que outras regiões”

Foto: Arquivo

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.