em

Diversas empresas têm interesse na gestão de Vila Velha 

Até agora, mais de dez empresas já procuraram a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo manifestando interesse pelo processo de licitação para a gestão do Parque Estadual de Vila Velha, segundo informações repassadas pela secretaria ao Diário dos Campos
O edital do processo de concessão do Parque Estadual de Vila Velha foi publicado no dia 5 de setembro, dirigido a empresas interessadas em investir na melhoria da estrutura do parque e do seu entorno, potencializando os atrativos turísticos do local. Segundo a secretaria, a abertura da licitação ocorrerá em sessão pública marcada para o dia 23 de outubro, às 9h30, no auditório da Secretaria, em Curitiba. Na ocasião, haverá sessão de recepção dos dois envelopes contendo proposta econômica e plano de negócios, além dos documentos de qualificação. Segundo a secretaria, se não houver nenhuma intercorrência no processo, como pedidos de recurso por parte de empresas, o prazo estimado para a empresa assumir a gestão do parque é de 120 dias, a partir da data de abertura dos envelopes. 
Conforme o edital, o valor estimado do contrato chega a R$ 9,8 milhões e corresponde ao montante de investimentos mínimos a serem realizados pela concessionária durante o prazo de vigência da concessão de uso, prazo este que é de 30 anos podendo ser prorrogado. Além disso, caberá à concessionária o pagamento mensal de outorga ao Estado, sobre sua receita operacional bruta. O Estado vai conceder área do parque preestabelecida para que sejam desenvolvidas atividades de uso público e turismo. "O objetivo da concessão é chamar mais visitantes para a unidade, que é uma das principais atrações turísticas do Paraná”, informou o secretário Márcio Nunes. 
A secretaria ressalta ainda que a licitação foi precedida de consulta pública, road shows e audiência pública e que o edital pode ser acessado no site da secretaria e instituições vinculadas.

Balonismo 

 A empresa que receber a concessão poderá investir em atividades como balonismo, arvorismo, fotografia de natureza, caminhadas, campo de desafios, cicloturismo/mountain bike, observação da vida selvagem, acampamento/glamping. Outras opções são eventos técnicos, religiosos, esportivos e de lazer, flutuação na Lagoa Dourada, além de espaços interativos, museu, rapel, elevador em Furnas e hospedagem (hotel, pousada, hostel e glamping). 

Uma das ideias, por exemplo, é estimular a prática de balonismo no local. Neste sentido, o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) informou que Ponta Grossa terá um festival de balonismo ainda este mês, no Parque Estadual de Vila Velha. De acordo com ele, o evento irá ocorrer no dia 13 de outubro, com entrada gratuita no parque. O anúncio foi feito pelo prefeito nas suas redes sociais, ressaltando que o festival era um desejo antigo da gestão, como forma de valorizar o parque e atrair mais visitantes ao local.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.