em

Diminui inadimplência de empresas e consumidores

Os órgãos de proteção ao crédito registraram queda na inadimplência dos empresários e consumidores brasileiros. De acordo com os dados divulgados pela Boa Vista SCPC e Serasa Experian, clientes e empresários começaram colocar suas contas em dia nos últimos meses.

Os números revelam que inadimplência das empresas diminuiu em 13,1% no acumulado em quatro trimestres. O indicador é um somatório dos principais mecanismos de apontamento de inadimplência empresarial, isto é, cheques devolvidos, títulos protestados e registros de débitos realizados na base do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Os resultados do 3º trimestre de 2018 indicam para a manutenção dos baixos níveis de inadimplência das empresas, que no início de 2017 começaram a registrar queda no acumulado em quatro trimestres. Em um primeiro momento, esse movimento se deveu apenas à restrição de crédito por parte das concedentes, mas com a gradual melhora na situação econômica, as empresas observaram aumento nas receitas, inflação menor e cenário de juros em queda, fatores que têm auxiliado para a amenização dos fluxos de inadimplência.

Já entre os consumidores, o Brasil registrou um total de 61,4 milhões de consumidores inadimplentes em setembro. Um recuo de 0,16% no comparativo com o apurado em agosto deste ano. Esta é o terceiro mês consecutivo de queda após o recorde da série, observado em junho/2018 (61,8 milhões).

O montante de dívidas somou em setembro deste ano R$ 274,1 bilhões, com média de 3,8 dívidas por CPF e um valor equivalente a R$ 4.462 por pessoa. Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, os recuos da inflação e do desemprego, ainda que modestos, e o saques das contas do PIS/PASEP autorizados pelo governo estão ajudando a reduzir o nível de inadimplência do consumidor ao longo destes últimos meses.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas), José Carlos Loureiro Neto, comenta que os consumidores começaram a pagar as contas em dia e isso ocasionou também o pagamento das dívidas dos empresários. “Com dinheiro em caixa, as empresas começam a se recuperar e com isso também geram empregos. Algumas pessoas também já receberam o 13° salário e isso vai ajudando a fortalecer a economia. Creio que até o final do ano vai diminuir ainda mais a inadimplência”, explica.

Inadimplência por gênero

Os indicadores de inadimplência por gênero mantiveram, em setembro deste ano, as mesmas participações reveladas pelo levantamento da Serasa desde fevereiro/2018. Também é observada similaridade entre os percentuais de CPFs negativados de homens e mulheres.

Clientes e empresários começaram colocar suas contas em dia nos últimos meses (foto: Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.