em

Dicas para escolher a cor da tinta para cada ambiente

Cada cômodo tem suas características e a decoração transparece a personalidade dos seus moradores. Na hora de pintar as paredes de cada ambiente – seja na reforma ou na aquisição de um novo imóvel – é preciso escolher as cores com atenção, pois pode fazer a diferença na hora de decorar a casa. São muitas opções de cores e tonalidades, mas o que também pode fazer a diferença na decoração é o acabamento das tintas, portanto é importante escolher uma marca de sua confiança que não abra mão da qualidade.

O primeiro passo é determinar o clima que cada ambiente vai transmitir. Por exemplo, a sala de estar costuma ser um local mais social em que os convidados precisam se sentir confortável. Já em um escritório para trabalho e estudos geralmente exige um ambiente mais calmo que incentive a concentração. Nesse último caso cores quentes pode causar irritabilidade. Como os quartos são ambientes mais íntimos uma cor colorida pode cair bem, porém que favoreça a tranquilidade do sono. Já em cozinhas cores vivas podem ser usadas para favorecer os momentos de confraternização.

Outro fator que deve ser pensado é sobre o espaço entre os cômodos, pois cores muito diferentes em ambientes próximos podem causar um efeito contrário. Em ambientes quadrados uma tinta colorida pode ser usada em uma das paredes, pois ajuda a quebrar a simetria do cômodo.

O que transmite cada cor?

Já falamos que as cores podem influenciar no clima de cada ambiente, agora vamos entender o que cada cor significa. É importante lembrar que qualquer tonalidade mais forte e viva deve ser usada de forma estratégica e sem exagero para que não polua o ambiente.

– Verde. Costuma estimular o silêncio e ajuda a amenizar o estresse, por isso que as tonalidades derivadas do verde ficam ótimas em ambientes como os quartos.

– Amarelo. Locais que exigem concentração e estudos costumam ter uma decoração na cor amarelo porque essa cor tem o poder de estimular o raciocínio e ajudar na concentração.

– Laranja. Essa cor também ajuda a estimular as ideias, porém sua maior característica é transmitir a alegria e energia. Por isso pode ser tanto aplicada em ambientes de estudo como na cozinha.

– Azul. Outra tonalidade que estimula a paciência. O azul pode ser aplicado em quartos de crianças, por exemplo.

– Lilás. Cor mais delicada que também ajuda a transmitir calma com uma pitada de aconchego. Em ambientes como a sala de estar, por exemplo, as tonalidades em lilás caem bem.

– Vermelho. Uma cor forte que pode causar irritação, por outro lado quando bem aplicada é a cor da paixão e das emoções. Combinam em ambientes mais sociais ou de forma discreta no quarto de casal.

– Branco. O branco traz a sensação de limpeza e pode ajudar na profundidade dos ambientes, além de ser ideal para destacar pequenos objetos e quadros.

– Preto. Traz um ar sofisticado ao ambiente e pode ser combinado com outras cores vibrantes. Muito cuidado no local que o aplicar, pois o preto absorve os raios luminosos provocando o calor.

Divulgação

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.