em

Detran abre vagas para exames práticos em Ponta Grossa

Exames acontecerão nos próximos finais de semana no Detran. Foto: Divulgação

Nos próximos finais de semana, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) realizará três mutirões de exames práticos de direção na categoria ‘B’, para automóveis, em Ponta Grossa, Londrina e Maringá. Ao todo, serão 1.764 vagas disponíveis, quase 600 por cidade, para atender o aumento no número de candidatos à primeira habilitação. Em Ponta Grossa, o serviço será neste sábado (das 8 às 17 horas) e domingo (das 8 às 14 horas), na Rua Marques do Paraná, sem número, bairro da Ronda.

“Historicamente, o movimento nas unidades do Detran cresce nesta época do ano. As pessoas aproveitam as férias e o décimo terceiro salário para fazer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esta demanda é monitorada, todos os dias, para saber quais cidades e quais categorias são as mais procuradas. Os mutirões, portanto, são para agilizar estes processos”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Segundo ele, a prioridade do Departamento é atender os usuários cujos processos estão há mais tempo no sistema. Para participar é preciso estar qualificado para esta etapa do processo e ter agendado previamente o exame em um Centro de Formação de Condutores. Até a tarde de ontem, já haviam sido preenchidas 564 vagas em Ponta Grossa, 498 em Londrina e 510 em Maringá.

Regras

Os 800 Centros de Formação de Condutores (CFCs) com cadastro ativo no Detran têm pouco mais de um mês para se adequarem às mudanças na carga horária dos cursos de habilitação previstas na resolução 493 de 2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Em 2014, o Departamento prorrogou a entrada em vigor da nova carga horária por 90 dias para que a aplicação das mudanças estabelecidas na legislação fosse feita de forma correta. Assim, a partir de 1º de março entra em vigor a portaria 635 de 2014 do Detran, publicada no último dia 9 de dezembro, que exige o cumprimento dos requisitos para processos iniciados desta data em diante. 

“O prazo era curto para que as autoescolas tivessem condições de atender às demandas de alunos e se adequassem aos novos procedimentos e agendas. A mudança na carga horária é necessária para tornar ainda melhor a formação dos novos motoristas e fundamental para um trânsito seguro”, comenta Marcos Traad. 

A nova resolução do Contran estabelece nova carga horária mínima para a categoria B (carros e veículos comerciais leves) e a realização de aulas no período da noite. A alteração também se refere ao uso de simuladores, que é opcional, nas aulas de candidatos à habilitação na categoria ‘B’.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.