em

Descarte incorreto do óleo de cozinha prejudica a saúde

Descartar o óleo de cozinha ou a gordura diretamente na pia é tão prejudicial quanto jogar lixo na rua. Apesar de ser um hábito amplamente recriminado em campanhas de sustentabilidade, muitas pessoas ainda não sabem como lidar com esses resíduos da maneira correta.

O tratamento de água e esgoto também pode ser muito prejudicado se as caixas de gordura não foram bem higienizadas, fazendo com que o fluxo volte à residência e cause diversos problemas. Assim como fazer a coleta seletiva do seu lixo é importante para o meio ambiente, cuidar para que os restos de comida não contaminem o esgoto é necessário para manter a sua casa e o mundo mais saudáveis.

 

Divulgação
Descarte inadequado pode prejudicar o meio ambiente

Problemas de despejar óleo na natureza

 

Quando o óleo de cozinha é despejado no solo, por exemplo, ele acaba impermeabilizando a área, impedindo que a água seja absorvida e podendo resultar em enchentes, além de dificultar o surgimento de qualquer vida neste local. Quando ele entra em processo de decomposição, ocorre a liberação de gás metano, causando mau cheiro.

Isso não quer dizer que a melhor forma de descarte seja pelo encanamento, como pela pia ou pelo vaso sanitário. Mesmo porque muitos municípios brasileiros não oferecem um tratamento de esgoto adequado antes de despejarem os resíduos de volta na natureza, fazendo com que a contaminação seja ainda maior, prejudicando a fauna e a flora aquáticas.

 

Caixa de gordura: o jeito correto de descartar

 

A principal recomendação é que todas as casas e estabelecimentos comerciais possuam caixas retentoras de gordura, que podem ser encontradas em vários modelos de acordo com a necessidade, que devem receber manutenção frequente. Em alguns lugares, a instalação da primeira ligação de esgoto é obrigatória para empresas de comércio e serviços.

No entanto, essa é uma prevenção apenas para os casos em que o óleo acaba escorrendo inevitavelmente, como ao lavar uma panela ou um prato. O ideal é que o óleo seja sempre armazenado em garrafas pet, unindo dois produtos que precisam de um destino adequado ao invés de serem apenas descartados na natureza.

Depois desse procedimento, existem várias ONGs que recebem o material para a reciclagem, muitas vezes transformando o óleo em sabão ou biodiesel. Procure aquela que fica mais próxima da sua região e se informe.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.