Menu
em

Deputado propõe passaporte da vacina nas eleições

Deputado federal. Alexandre Frota, discursa na Câmara de Deputados

Alexandre Frota quer condicionar direito ao voto para quem estiver em dia com a vacinação contra a covid (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB) protocolou projeto de lei propondo passaporte da vacina para as eleições gerais de 2022.

O projeto de lei 27/2022, protocolado nesta semana, na Câmara Federal, prevê que nas eleições gerais que acontecem neste ano será obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação para todos os eleitores e com todas as doses devidamente aplicadas. Conforme o PL, só será admitida exceção no caso de apresentação de declaração ou atestado médico onde se atesta a contra indicação da vacinação.

Na justificativa do projeto, o deputado destaca que o ato de não se vacinar é extremamente prejudicial a toda a população. Ele destaca ainda que as vacinas contra a covid-19 “são completamente seguras” e o acesso às doses é gratuito, com distribuição pelo Sistema Único de Saúde. A proposta agora será analisada pelas comissões.

Tratamento

O mesmo deputado também é autor de um projeto de lei (4987/20), que estabelece que o cidadão brasileiro que voluntariamente não se vacinar contra a covid-19 terá de arcar com seu tratamento, caso venha a se contaminar posteriormente com o novo coronavírus. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O parlamentar argumenta que o Brasil atravessa um momento difícil em seu sistema de saúde, mas ao mesmo tempo tem investido valores altíssimos na pesquisa de vacinas para conter a covid-19. O investimento, diz, só é possível em razão da carga tributária imposta aos cidadãos. “Vivemos em uma democracia em que o brasileiro pode ou não escolher se vacinar. Porém, o Brasil não pode arcar com os custos de pessoas que por vontade própria resolvem enfrentar a ciência”, afirma Frota.

Segundo o PL, terão de arcar com o tratamento os que não portarem e os que não tiverem se vacinado por vontade própria. Os valores arrecadados serão incorporados ao SUS.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile