em

Crianças ponta-grossenses recebem premiações no Campeonato Xadrez

 

Divulgação
O Paraná teve 60 atletas e 33 premiações. No total foram 400 atletas que participaram da competição

 

No último final de semana a Associação de Xadrez de Ponta Grossa/Ponta Lagoa (AXPG) viajou com cerca de 11 atletas para Caldas Novas, em Minas Gerais. A cidade foi sede do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar. Oito atletas ponta-grossenses receberam premiações de medalhas e troféus.  No total a cidade teve 25 representantes no torneio.

Os destaques foram para Ivo Henrique Chiaretto, primeiro lugar da 6ª série, Fabiana Tonse Maciel, que ficou com o segundo lugar da 7ª série.  Segundo o Coordenador Técnico da AXPG/Ponta Lagoa, Yutaka Okuma, a iniciativa surgiu em março desse ano, para tirar do papel o projeto de criação do Centro de Treinamento de Xadrez. “As aulas são voltadas aos associados do clube, comunidade amantes do esporte e também escolas particulares e públicas”, diz. Os treinos acontecem todas as segundas, na sede urbana do clube, das 19 às 22 horas.

Segundo Yutaka, são muitos os benefícios que o xadrez traz para as crianças e adolescentes que praticam a modalidade. ” O  desenvolvimento do raciocínio lógico é estimulando, assim como a concentração, a disciplina auxiliando na matemática e na resolução de problemas de cálculo e a ajuda no pensamento rápido”, conta.

As mudanças dentro de sala de aula, das crianças que praticam o xadrez também são perceptíveis.  “O rendimento escolar é superior aos alunos que não praticam o xadrez e consequentemente as notas são maiores”, diz Yutaka.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.