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Consumo no interior do PR é o que mais cresce no Sul

Um novo estudo realizado pelo instituto paulista IPC Marketing e divulgado, neste domingo, com exclusividade pelo Diário dos Campos revela que o potencial de consumo no interior do Brasil tem crescido mais que nas capitais. Se em 2005 o interior brasileiro respondia por 47,4% do potencial, em 2015 passou a 54%. Em todas as regiões o crescimento foi maior que a média nacional, mas o interior do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) concentra a maior potencialidade: 66,2%. Dos três Estados, o paranaense é o que apresenta o maior incremento do potencial de consumo no interior, com 6,1 pontos percentuais de acréscimo, passando de 58,7% em 2005 e 2010 para 64,8% neste ano.

O levantamento mostra ainda que entre os municípios paranaenses, os maiores acréscimos ocorreram em Maringá e Londrina, sendo que Ponta Grossa, com potencial para consumir R$ 7,59 bilhões em 2015, está na 10ª colocação entre as 370 cidades com maior incremento entre 2010 e 2015. “Ponta Grossa apresenta crescimento real de R$ 294,5 milhões nos últimos cinco anos”, observa o diretor do IPC Marketing, Marcos Pazzini. O Índice de Potencial de Consumo (IPC) passou de 0,19567 em 2010 para 0,20351 (de cada R$ 100 gastos no Brasil, R$ 0,20 serão em Ponta Grossa).

Marcos palestrou na última quarta-feira em Ponta Grossa

Foto: Peterson Strack

 

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