em

Consumo de gás natural cresce 6,02% em dois meses no Paraná

 

Divulgação

Em setembro, consumo diário chegou a 92.845 metros cúbicos

 

Em dois meses, o volume de vendas do Gás Natural Veicular (GNV) cresceu 6,02% no Paraná. Os dados são do levantamento realizado mensalmente pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas), concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado. 
Em julho, o consumo era de 87.572 metros cúbicos/dia, volume que subiu para 91.900 em agosto e chegou a 92.845 em setembro. Para o gerente do segmento veicular da Compagas, Justino Pinho, a alta se justifica pelas vantagens do GNV em relação aos combustíveis líquidos. 
No mesmo período, o gás natural se manteve cerca de 49% mais econômico que o etanol e a gasolina. Tal vantagem é possível pois, além de ser mais barato, o GNV rende mais. “Com um metro cúbico de GNV é possível rodar mais quilômetros do que com um litro de etanol ou gasolina. Se um carro médio roda na cidade sete quilômetros com um litro de etanol, ou cerca de dez quilômetros com gasolina, esse mesmo veículo passa a rodar no mínimo 13 quilômetros com um metro cúbico de gás natural”, ressalta Pinho. 
Além disso, no Paraná, outro benefício é o desconto de 60% no valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os veículos com GNV. Enquanto os carros abastecidos por gasolina e álcool pagam 2,5% sobre o valor do automóvel, os proprietários de carros com GNV pagam 1%. 
Atualmente, 37 postos comercializam o GNV no Paraná para uma frota de 33 mil veículos. Os postos estão nas cidades de Curitiba, Campo Largo, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Colombo, Paranaguá e Pinhais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.