Em razão da recusa de atendimento por parte dos bancos, o PROCON-PR disponibilizou, nesta quarta-feira, uma ferramenta onde os consumidores poderão registrar eventuais abusos encontrados, de forma fácil e rápida.
O link BANCOS: RECUSA DE ATENDIMENTO, DENUNCIE AQUI já está disponível na página do PROCON-PR, www.procon.pr.gov.br e também da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos SEJU, em www.justica.pr.gov.br.
Ao acessar a ferramenta, o consumidor deverá informar seu nome, e-mail, nome e endereço da agência bancária e relatar qual a irregularidade encontrada. Poderá ainda anexar documentos, como fotos de filas, cartazes informando o não atendimento, vídeos ou senhas que serão utilizados na abertura do processo administrativo pelo PROCON-Pr.
O foco da ação é apurar eventuais abusos ou irregularidades como recusas de atendimento em caixas com atendentes, filas que submetem os clientes a tempo de espera excessivo e ainda a recusa no atendimento para pagamentos de boletos antes da data de vencimento.
De acordo com Claudia Silvano, diretora do PROCON-PR, a ferramenta que já está disponível no site, tem como objetivo identificar e evitar – com a ajuda dos consumidores – abusos que podem gerar danos a toda a coletividade.
Os demais problemas com as instituições financeiras deverão ser reclamados nos demais canais de atendimento do órgão, como na ferramenta www.consumidor.gov.br ou ainda pelo atendimento pessoal do Procon-PR.