em

Consulta ao 1° lote de restituição pode ser feita a qualquer momento

A Receita Federal do Brasil liberou, nesta quinta-feira, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017. Para consultar basta acessar o www.receita.fazenda.gov.br. É preciso informar a inscrição do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data do nascimento.

A  liberação aconteceu às 9 horas, mas, por volta, das 13 horas a página trouxe a seguinte mensagem:  ‘No momento os servidores para consulta estão ocupados. Tente mais tarde.’ A interrupção durou poucos minutos.

Segundo o delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Gustavo Horn, os contribuintes que tentaram consultar naquela hora e não conseguiram devem continuar tentando, pois o crédito será liberado nas contas bancárias somente no próximo dia 16. “Se por acaso, alguém não conseguiu consultar, a sugestão é tentar novamente”, orienta.

Neste primeiro lote estão 1,63 milhão de contribuintes, totalizando R$ 3 bilhões no País. Nele estão mais de 1,527 milhão de idosos e 108.513 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave. Na região,  8.411 pessoas físicas estão neste lote, o que corresponde a R$ 11,75 milhões.

Crédito

O dinheiro ficará disponível no banco durante um ano (a contar de 16 de junho próximo). Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento, pela internet.

Caso o valor não seja creditado, a pessoa deverá entrar em contato com uma agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

 

 

Consulta ao 1° lote de restituição do IRPF já pode ser feita

Foto: Peterson Strack

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.