em

“Consegui recuperar a credibilidade e união da AMCG”, destaca Juca Sloboda

Prestes a deixar a presidência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), após dois mandatos consecutivos à frente da entidade, o prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (DEM) ressalta que entre as maiores conquistas está ter recuperado a credibilidade da entidade e restabelecido a união dos prefeitos. 
"Quando assumi a AMCG, no início de 2017, a entidade se encontrava com problemas financeiros, com dívidas que foram deixadas da presidência passada, inclusive nos últimos seis meses de 2016 a AMCG ficou sem presidente. Além disso, o Ministério Público [MP] havia movido ação contra Castro, questionando o pagamento das mensalidades à AMCG. Então fizemos todo um trabalho junto ao MP de mostrar o trabalho das associações dos municípios, em especial da AMCG e o Ministério Público compreendeu a importância", aponta Juca, acrescentando que entregará o mandato com a situação financeira da AMCG em ordem. "Por conta dos questionamentos judiciais de repasses feito às associações de municípios, como a AMCG, muitos municípios da região integravam a entidade, mas os prefeitos não eram ativos. Conseguimos reverter esta situação e promover a união dos prefeitos, no trabalho conjunto em prol da região". 
Na avaliação do presidente da AMCG, nos últimos dois anos a entidade também conseguiu elevar a região a um patamar político importante. "Conseguimos fortalecer o Consórcio Intermunicipal de Saúde que hoje está bem atuante e atendendo a todos os municípios e o Samu Regional, que era demanda antiga e hoje está sendo efetivado. Além disso, tivemos sempre o apoio dos deputados que representam a região e que sempre trabalham no sentido de defender os interesses dos Campos Gerais", frisa. 

Eleição 

Somente uma chapa foi inscrita para o processo eleitoral da AMCG. Como presidente ficará o prefeito de Telêmaco Borba, Márcio de Matos, como vice o prefeito de Castro, Moacyr Fadel Junior, na tesouraria o prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle; e na secretaria a prefeita de Arapoti, Nerilda Pena.

Para programar as suas ações como presidente da entidade regional, Matos já solicitou informações aos municípios associados. “Quero elencar as demandas de cada um tanto no governo estadual quanto federal”, adiantou o prefeito de Telêmaco Borba, destacando que desta forma os gestores podem solicitar juntos a sua efetivação.

Outra questão pedida por Matos é quanto aos representantes dos municípios na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. “Ajudamos a eleger os deputados, e agora temos que solicitar o apoio quanto as demandas que temos”, avalia.

A eleição, por aclamação acontece na sexta-feira (25), às 9 horas, na sede da AMCG. Matos é atualmente o vice-presidente da entidade. "Ele sempre foi um vice-presidente bem atuante, está por dentro de todos os trabalhos e, certamente será um bom presidente", ressalta Juca.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.