em

Conheça maior navio de carga a atracar no Paraná, que começa ser carregado. Veja fotos

O maior navio de cargas a granel já atracado nos portos do Paraná está sendo carregado esta semana. Trata-se do navio E.R Bayonne, de bandeira libérica, e o embarque recorde está sendo realizado no Porto de Paranaguá, berço 214. São 104,2 mil toneladas de farelo de soja, que é o maior volume a granel já movimentado pelo porto.

A embarcação chegou na madrugada de segunda-feira (20) e começou a carregar pela manhã, apesar da névoa. O E.R Bayonne mede 292 metros de comprimento e 45,05 metros de largura – algo como um campo de futebol três vezes mais comprido. Tem nove porões, dois a mais que as embarcações que normalmente carregam graneis do Paraná. Esses têm 225 metros de comprimento e levam 65 mil toneladas.

Esses super navios geralmente não operam direto, como é feito comumente com as embarcações de até 225 metros. “Este navio, devido ao tamanho, precisa fazer o giro para carregar, o que demanda mais tempo de atracação. Em contrapartida, levam duas vezes a quantidade de carga de uma embarcação que temos com mais frequência ”, diz o diretor de operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior

A carga que começa a encher os porões do navio chega de três diferentes terminais: Cotriguaçu, Coamo e Silos Públicos (horizontais). São quatro operadores envolvidos no carregamento (Céu Azul, Gransol, Cotrigraçu e Coamo) e o granel vem de cinco exportadores: Agrária, Cocamar, Cargill, Coamo e ADM.

O farelo de soja será levado para o porto de Amsterdã, na Holanda. A operação no porto deve ser concluída até sexta-feira (24), data prevista para a saída do navio. O E.R Bayonne é o segundo carregamento da história dos portos do Paraná que passa de cem mil toneladas. O outro foi o Pacific South que em junho carregou 103 mil toneladas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.