em

Computador antigo da Apple é leiloado por quase US$ 1 milhão

La Nácion

Computador era vendido como kit para montar

A Apple, novamente, virou pauta de vários noticiários. Mas, desta vez, não foi por causa de um novo modelo de iPad ou do lançamento de um iPhone ainda mais poderoso, ou mesmo de uma atualização de seu sistema operacional. Pelo contrário. O mundo voltou sua atenção para o leilão de um aparelho vintage e pioneiro: o Apple I, vendido pela bagatela de US$ 905 mil.

Trata-se do primeiro computador fabricado pela empresa, quando ela ainda não existia como tal, e os jovens Steve Jobs e Steve Wozniak, seus fundadores, utilizavam as instalações da garagem de uma residência familiar para fazer placas eletrônicas à mão. Até então, o Apple “Computer”, como Jobs batizou, com seu tino infalível para o marketing, era vendido como um kit para montar. Longe de uma máquina pronta para ser ligada e usada, o que se comercializava era um circuito integrado, para que o usuário o conectasse a um teclado e uma tela de TV. Embora soe absurdo, foi uma verdadeira revolução para a época (1976), quando a única coisa que existia em seu lugar eram microchips programáveis, que emitiam resultados através de diodos de luz.

O comprador desta verdadeira relíquia não é uma pessoa de carne e osso, mas a fundação Henry Ford, que a adquiriu com o propósito exclusivo de exibir o computador no seu museu de Dearborn, Michigan, nos EUA.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.