em

Comitiva paranaense buscará investimentos na República Tcheca

Na próxima semana, de 18 a 24 de agosto, um grupo de paranaenses viajará para a República Tcheca para visitar empresas, conhecer tecnologias e buscar novos investimentos para o estado. As informações foram repassadas à reportagem do Diário dos Campos pela deputada federal Aline Sleutjes, de Castro; além dela, também integram a comitiva o vice-governador e presidente da Fecomércio, Darci Piana, o diretor da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio, Rui Lemes, e três cooperativistas ligados ao sistema Ocepar.

“Fomos convidados pelo Ministério da Agricultura da República Tcheca para realizar essa missão de tecnologia agropecuária. A nossa intenção é verificar os avanços do setor e a possibilidade de viabilizar a vinda de novos investimentos para a região dos Campos Gerais e para o estado”, afirma a deputada federal.

Pelo menos nove empresas constam na programação de visitas técnicas. Entre elas, são desenvolvidas atividades como processamento de carnes de aves, bovinos e suínos, produção de produtos láctes, tratamento e reuso de água em atividades agropecuárias, drones para propriedades rurais e utilização de energias renováveis, além de uma montadora de caminhões e uma cervejaria.

“Vamos apresentar o estado, sua economia, estabilidade e logística. Hoje mantemos relações comerciais com aquele país, porém mais positiva para eles”, ressalta a deputada federal – em 2018 o Paraná exportou apenas US$ 2,92 milhões à República Tcheca, enquanto importou US$ 27,65 milhões.

Conforme destacou o diretor da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio em entrevista ao DC, entre os objetivos da missão está também a ampliação das parcerias comerciais. “Vamos ter encontros com empresas que podem fechar negócios de exportação e importação, verificando o que cada local pode oferecer ao outro”, destacou Rui Lemes.

Indústria em Ponta Grossa

Entre as empresas que serão visitadas pelos paranaenses na próxima semana está a Tatra, montadora de caminhões que está em negociações avançadas com os governos municipal e estadual para a implantação de uma unidade fabril em Ponta Grossa, a primeira do grupo fora do seu país de origem.

Além da abertura de uma filial na cidade, também foi firmada uma parceria entre a empresa, a prefeitura municipal e o Brano Group para oportunizar um programa de estágio internacional para vinte estudantes do município, dos cursos de engenharia mecânica, elétrica/eletrônica e produção. Segundo informou a assessoria de imprensa da administração municipal, na tarde de hoje (16) será realizada uma coletiva de imprensa para a apresentação dos acadêmicos selecionados, que deverão ser enviados à República Tcheca para a criação de um laboratório de ciência.

 

A embaixadora do país europeu, Sandra Lang Linkensederová, já esteve em reuniões no estado durante este ano (Foto: Divulgação)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.