em

Colégio Marista Pio XII e UEPG desenvolvem projeto sobre economia solidária

Refletir sobre práticas alternativas do uso do dinheiro, economia solidária, consumismo exacerbado e trabalho escravo, são algumas das propostas de um projeto desenvolvido entre o Colégio Marista Pio XII e a Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol), da Universidade estadual de Ponta Grossa (UEPG).

As atividades desse semestre vão acontecer entre os dias 31 de maio de 6 de junho. Entre eventos realizados na universidade, ou em visitas das equipes da IESol ao Colégio Marista Pio XII, os estudantes desenvolvem atividades, debates, jogos e produzem materiais textuais e artísticos.

O projeto e a parceria entre as duas instituições de ensino acontece há quatro anos, no âmbito do Projeto Fortalecimento da Economia Solidária dos Campos Gerais, promovendo atividades com as turmas do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental.

“Os objetivos são a reflexão sobre o consumo e a construção de um mundo melhor com menos competitividade, menos agressividade e mais solidariedade”, explica Méris Nelita Fauth Bertin, professora de História e coordenadora do projeto no Colégio Marista Pio XII.

Segundo a professora, este ano uma das atividades previstas contemplará trabalhos sobre o livro “Utopia”, de Thomas More, em comemoração aos 500 anos da obra, relacionando-a a questões ligadas à economia solidária. Além disso, algumas turmas realizarão dinâmicas voltadas a decisões coletivas e aprenderão sobre o conceito de cooperativa a partir da história de Roberto Owen.

Programação – Atividades Incubadora IESol/UEPG e Colégio Marista Pio XII

Datas:

31/5 – das 8h às 11h40 – Teatro Owen (7º anos); Dinâmica da Banda/Autogestão/produção de histórias em quadrinhos (6º anos);

1/6 – das 8h às 9h40 – Teatro Utopia de Thomas More (8º anos);

6/6 – das 10 às 11h40 – Teatro Owen (7º anos); Dinâmica da Banda/Autogestão/produção de histórias em quadrinhos (6º anos).

 

Local: Colégio Marista Pio XII – Rua Rodrigues Alves, 701 – Jardim Carvalho.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.