em

Cinco setores do varejo de PG têm 1° semestre positivo

Levantamento realizado pela Federação do Comércio (Fecomércio) Paraná mostra que cinco setores do varejo de Ponta Grossa registraram um primeiro semestre positivo em relação às vendas. Concessionárias de veículos, lojas de departamentos, supermercados, calçados e livrarias e papelarias puxaram o resultado do acumulado do ano para cima, fazendo com que o resultado geral fosse um incremento de 1,11% na comercialização em relação ao mesmo período de 2017.

A pesquisa, divulgada mensalmente, aponta que o percentual embora positivo é menor que o registrado em outras regiões do Paraná, como Londrina, com aumento de 9,18% nas vendas no semestre inicial deste ano, e o Oeste, com 19,25%. A média estadual ficou em 5,13%.

Quando a base comparativa são os meses de junho último com junho do ano passado, Ponta Grossa registrou queda nas vendas, neste caso de 0,83%. O recuo só não foi maior porque três setores do comércio registraram números positivo em julho de 2018: lojas de departamentos (26,88%), concessionárias de veículos (11,54%) e supermercados (2,71%). A média estadual foi positiva em 2,47%.

Em relação a maio deste ano, em junho o incremento foi registrado apenas por quatro setores: autopeças (16,10%), lojas de departamentos (10,55%), calçados (7,59%) e livrarias e papelarias (5,15%). No estado a média foi negativa em 0,68%.

Datas

O segundo semestre do ano traz novo otimismo ao comércio. Os meses são marcados por datas comemorativas como o Dia dos Pais (comemorado no último domingo), Dia das Crianças (12 de outubro) e Natal.

Para o presidente do Sindilojas de Ponta Grossa, José Carlos Loureiro Neto, o acréscimo nas vendas neste ano é bastante positivo. Ele lembra que em 2017 houve a liberação do saldo das contas inativas do FGTS, o que não se repetiu agora, no entanto, ainda sim o resultado geral ficou acima do primeiro semestre do ano passado.

Loureiro acredita que os próximos meses serão marcados por incrementos ainda melhores nas vendas. “Devemos fechar o ano com números mais positivos”, diz.

Emprego tem saldo positivo

O comércio do Paraná manteve o número de postos de trabalho no primeiro semestre, com 0,16%. As lojas de departamentos (10,19%), farmácias (6,05%) e materiais de construção (5,19%) foram as que mais contrataram no período. As regiões Oeste (6,01%) e Ponta Grossa (1,74%) foram as únicas com saldos positivos de empregos.

Já a remuneração dos trabalhadores do comércio estadual teve aumento de 3,35% no acumulado de janeiro a junho, principalmente nos setores de lojas de departamentos (16,07%), óticas-cine-foto-som (11,65%), calçados (9,93%) e supermercados (8,97%).

Prevendo vendas superiores às de 2017, os comerciantes paranaenses aumentaram em 6,82% os estoques ao longo do primeiro semestre, sobretudo as concessionárias de veículos (32,42%), lojas de departamentos (14,92%) e de materiais de construção (12,55%).

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.