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Campanha começa tímida nas ruas e forte nas redes sociais

Candidatos optam por iniciar priorizar a internet; adesivos, bandeiras e campanha nas ruas ainda é quase nula em Ponta Grossa

Peterson Strack
Campanha pelas redes sociais já começou com candidatos pedindo votos

 

Autorizada pela Justiça, a campanha eleitoral para as eleições deste ano começaram de forma tímida nas ruas de Ponta Grossa, mas em compensação, as redes sociais mostraram que deve ser o campo onde a busca por votos deverá ser mais intensa.

Se bandeiras e adesivos – alguns dos itens permitidos pela legislação eleitoral na campanha deste ano – praticamente não são vistas nas ruas, já nas primeiras horas do primeiro dia de campanha publicações e mensagens em redes sociais pedindo votos foram presentes.

Dos cinco concorrentes à prefeitura de Ponta Grossa, quase todos publicaram alguma mensagem nas redes sociais referentes à eleição. Aliel Machado (Rede Sustentabilidade), fez uma sessão de perguntas e respostas – por vídeo – pelo seu Facebook, enquanto que Julio Küller (PMB) divulgou um vídeo de sua campanha. Marcelo Rangel (PPS) divulgou uma série de mensagens de internautas e declarações de apoio, além de compartilhar uma postagem de sua vice, Elizabeth Schmidt (PSB), a respeito do início da campanha. Professor Gadini (PSOL), divulgou um vídeo sobre o início da campanha e eventos em que ele participará, convocando eleitores a conhecerem propostas de sua chapa. Leandro Soares Machado (PPL), foi o único que ainda não havia feito menção direta nas redes sociais em relação à sua campanha.

Nas ruas, os concorrentes ao Executivo de Ponta Grossa praticamente não foram vistos. A maior parte participou de encontros mais ‘reservados’, além do debate promovido pela Adetur Campos Gerais, na Acipg, à noite.

Pela legislação, do dia 16 de agosto ao 1º de outubro está liberada a utilização de serviços como distribuição de panfletos, os chamados ‘santinhos’, carros de som, caminhadas, carreatas, propaganda nas redes sociais e nos jornais.

A campanha deste ano, no entanto, terá algumas limitações. Uma delas se refere à publicidade nas redes sociais. A reforma eleitoral aprovada no ano passado determinou que a publicidade paga na internet não será permitida nestas eleições, portanto, as chamadas ‘publicações impulsionadas’ estão proibidas. Outro item vedado neste ano são os cavaletes, abolidos pela legislação eleitoral, sob qualquer tamanho. A utilização de bandeiras será permitida, mas com restrições.

Com mais restrições, tempo menor, aliada à proibição de financiamento privado, a tendência é que a as campanhas iniciem nesta terça-feira de modo mais tímido, e se intensifiquem no ‘corpo a corpo’ com a proximidade das eleições.

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