em

Câmara de PG aprova doação de área para IFPR

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou em primeira discussão, na sessão desta segunda-feira (2), projeto de Lei 415/2019, de autoria do Executivo, que promove doação de área anexa ao Parque Ecotecnológico Sergio Escorsim ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), para que seja instalada unidade do instituto na cidade.
No total, o projeto prevê transformação de natureza jurídica de área de mais de 150 mil m² de área situada no Jardim Carvalho, para doação de parcelas do imóvel destinados a implantação de centros de estudos, inovação e tecnologia para o IFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Assim, pela proposta, serão doadas áreas de aproximadamente 50 mil m² para a UTFPR e para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), para implantação de setores de inovação, ciência e tecnologia. Outra área de cerca de 50 mil m² será destinada a implantação, construção e operacionalização de uma unidade de ensino do IFPR. 
Segundo o projeto, cada imóvel descrito reverterá, automaticamente, ao Município, se no prazo de um ano, a contar da data de escritura de doação; a respectiva entidade não der início à construção a que se destina, ou se a obra não for concluída no prazo de dois anos, a contas da mesma data ou se, a qualquer tempo, for modificada a sua destinação. 
No ano passado, a Câmara já havia aprovado doação de áreas no Parque Ecotecnológico à Frísia Cooperativa Agroindustrial, KMMTI Participações e Sebrae. 
O Parque Ecotecnológico, localizado no bairro Jardim Carvalho, foi criado com objetivo de abrigar unidades de pesquisa e inovação e incubadoras tecnológicas. Pertencente à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, o parque funcionará em uma área de 736 mil m², sendo quase a metade destinada à instalação de incubadoras tecnológicas em um único espaço. O Parque faz parte do projeto 'Cidade do Conhecimento', que abrigará o IFPR e as novas unidades de pesquisa da UTFPR e UEPG. 

Projeto
O PL que previa a doação de área ao IFPR foi assinado no final de novembro pelo prefeito Marcelo Rangel, em encontro com representantes do IFPR. “Com este projeto de lei, damos mais um passo para que Ponta Grossa seja uma das cidades contempladas com um campus do Instituto Federal do Paraná, que junto com as universidades UTFPR e UEPG vai transformar nosso município realmente na cidade do conhecimento e inovação, com um grande centro profissional e tecnológico”, comemorou o prefeito à época. O projeto de lei foi assinado em encontro na Secretaria de Estado da Educação e Esporte, juntamente com o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta; com o pró reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPR, professor Paulo Tetuo Yamamoto; o secretário de Estado da Educação e Esporte. Renato Feder; com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (MEC), Ariosto Culau; e o Secretário de Estado da Insfraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Para instalação do IFPR em Ponta Grossa, UEPG e UTFPR concordaram em ceder parte de suas áreas na Cidade do Conhecimento e Inovação, de forma que cada instituição terá 50 mil metros quadrados para exercer suas atividades.
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.