em

Câmara aprova mudança e oposição passa a contar com bloco oficial

Divulgação
George: “Para nós é algo muito importante esta legitimação, e a oposição tem papel fundamental em um regime democrático”

 

A oposição poderá passar a contar com um bloco oficializado na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa. A Câmara aprovou na segunda-feira uma alteração em seu regimento que permite que blocos possam ser criados com um mínimo de dois parlamentares de diferentes partidos. Até então, a legislação da Casa exigia que fossem necessários pelo menos cinco vereadores.

A iniciativa em mudar o regimento foi justamente do atual grupo oposicionista na Câmara. Com no máximo quatro membros, o bloco oposicionista não pode ser oficializado. Na prática, uma criação de uma bancada implica no direito de maior tempo para discussões em plenário. “Depois de muitas tentativas em formar um bloco oposicionista, não conseguimos o número necessário, de cinco. O que se cria é uma identidade parlamentar, a população passa a saber quem é, oficialmente, da oposição. Para nós é algo muito importante esta legitimação, e a oposição tem papel fundamental em um regime democrático”, disse George Luiz de Oliveira (PMN).

A iniciativa, no entanto, encontrou dois votos contrários, de Walter José de Souza, o ‘Valtão’, (PROS), e Eduardo Kalinoski (PSDB). “Meu questionamento é se uma medida como essa, de poder criar uma bancada com apenas dois vereadores não acaba banalizando a criação de blocos”, apontou Kalinoski. “A partir do momento que tem um bloco com apenas dois parlamentares, perde a necessidade de se ter um bloco. A oposição tem o mesmo espaço que a situação”, disse Valtão.

A proposta foi aprovada em primeira discussão por 21 votos a 2, devendo ir para votação mais uma vez antes de ser sancionada pelo presidente de Legislativo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.