Menu
em

Câmara aprova criação de ciclofaixas e ciclovias em PG

Proposta obriga o município a instaurar sistema exclusivo para ciclistas e iniciativas que incentivem o uso da bicicleta como meio de transporte

Peterson Strack
George, autor do projeto, discutiu com Eduardo Kalinoski, sobre pedido de vistas à proposta

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou – em primeira discussão – um projeto de lei que obriga o município a instalar um sistema de vias compartilhadas para ciclistas. A criação de ciclovias e ciclofaixas no município é de autoria do vereador George Luiz de Oliveira (PMN) e foi aprovada por unanimidade entre os legisladores, embora durante a votação tenha havido uma discussão entre o autor da proposta e Eduardo Kalinoski (PSDB), ex-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT).

De acordo com o projeto de lei, o município passa a ser obrigado a instalar nas ruas da cidade faixas separadas e destinadas exclusivamente para o tráfego de bicicletas. As ruas onde estas ciclofaixas seriam implementadas seriam definidas pelo órgão responsável pelo trânsito na cidade, no caso, a AMTT.

“Eu apresentei este projeto – pela segunda vez – para beneficiar principalmente a classe trabalhadora que utiliza a bicicleta como meio de transporte na nossa cidade. É uma pena que tenham algumas pessoas que nunca discutiram esta matéria na AMTT”, alegou George. Kalinoski chegou a pedir vistas para o projeto, no entanto, viu seu pedido ser derrubado pelo parlamento. “Gostaria de debater melhor esta matéria com os ciclistas, com a sociedade. Eu não estava mais na AMTT quando este projeto foi apresentado”, argumentou. “Nada mais justo do que ouvir essas pessoas que utilizam a bicicleta antes de votar o projeto. Implantar ciclofaixas somente por implantar chega a ser irresponsabilidade. Sou favorável às ciclovias, desde que levados em consideração aspectos técnicos”, complementou. George, chegou a dizer que Kalinoski estaria ‘tentando pegar carona’ em seu projeto. Um acordo entre os parlamentares previu que ao ser levado em segunda discussão o projeto deverá ser colocado em prazo de vistas, para que se discuta a proposta com representantes de ciclistas no município.

Detalhes

No projeto de George, o município teria de criar o sistema de ciclovias e ciclofaixas em Ponta Grossa, além de fornecer estruturas de cicloviários nos terminais de ônibus, prédios públicos e escolas, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Após votado em segunda discussão, se aprovado, o projeto seguirá para o prefeito Marcelo Rangel (PPS), que pode optar pela sanção à proposta ou vetá-la.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile