em

Brincando e aprendendo como antigamente

Hoje em dia, não é difícil encontrarmos crianças de pouca idade que às vezes sequer desenvolveram plenamente a fala ou outras habilidades cognitivas, mas que já estão totalmente familiarizadas com objetos tecnológicos como tablets, computadores e celulares. Com o passar do tempo, os jogos eletrônicos, por exemplo, se tornam corriqueiros no dia a dia dessas crianças que estão cada vez mais afastadas dos benefícios que os brinquedos tradicionais proporcionam.

Pensando nisso, a professora Ana Gurgel, diretora do Twice, sistema bilíngue presente em escolas de vários Estados, inclusive no Paraná – no Creative Learning Center, em Ponta Grossa – desenvolveu juntamente a um pool de outras professoras e autoras mais de 180 jogos e brinquedos baseados em clássicos como dominó e jogo da memória, para facilitar o aprendizado da língua inglesa na educação infantil. “Os jogos tradicionais estimulam a sociabilidade entre as crianças, o raciocínio lógico e, claro, são aliados poderosos no ensino da língua. Durante as jogadas, as crianças exercitam o diálogo em inglês e enriquecem seu vocabulário dentro do idioma”, afirma Ana, que foi professora de inglês por mais de vinte anos antes de empreender na área da educação.

Além dos jogos tradicionais, outra prática de antigamente, a de contar histórias, também ressurge como um aliado no cotidiano escolar para os professores bilíngues do Twice, que utilizam músicas, fantoches e caixas de surpresas para construir e desenvolver a narrativa da lição a ser aprendida. Entre peças de dominó e fantoches como personagens, o aluno é estimulado a aprender de forma pouco convencional para os padrões do universo tecnológico de hoje.  “Ao despertar emoções e empatia, esses métodos conquistam a atenção da criança e aguçam a curiosidade sobre o assunto abordado. Assim, o processo de aprendizagem se estabelece de forma lúdica e eficiente, reinventando o espaço da sala de aula”, explica Ana.

 

Divulgação
Os jogos desenvolvem e exercitam o raciocínio lógico nas crianças.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.