em

Brasil registra queda de consumo de energia elétrica a partir do início da quarentena

Dados parciais divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica — CCEE apontam para a queda de consumo de energia dos brasileiros desde a última terça-feira (17), quando foi instaurada a quarentena como medida oficial de contenção ao Covid-19. 

De acordo com as informações da organização, na comparação dos dias úteis (16 a 20 de março) em relação aos mesmos da semana anterior, houve uma crescente redução no consumo de energia elétrica. 

Na terça-feira (17), já valendo as medidas de restrição impostas pelo Governo Federal, a queda do consumo foi de 0,7% em relação ao mesmo dia da semana anterior, com carga de 67.731 MW médios. Na quarta (18) e quinta-feira (19), essa diminuição se acentuou para 1,9% e 4,6%, com 67.585 MW médios e 66.060 MW médios, respectivamente, na mesma base de comparação. 

E na última sexta-feira (20), quando os estados de São Paulo e Rio de Janeiro também já haviam anunciado novas medidas restritivas, a queda foi bem mais acentuada: de 8,7%, com consumo de 63.718MW médios. 

Na última segunda-feira (23), por exemplo, a carga média de energia elétrica no País, no horário das 9h00, quando geralmente cresce a demanda por energia, foi de 61.999 MW médios, uma redução de 18,6% em relação ao mesmo horário da segunda-feira da semana passada. Já no horário das 14h00, quando ocorrem os picos de consumo, a redução foi de 18,8%, mesmo patamar, com carga de 67.164 MW médios. 

"Os índices refletem uma tendência de queda mais acentuada do consumo de energia elétrica nos próximos dias, consideradas as medidas restritivas que estão sendo anunciadas pelas autoridades no âmbito federal, estadual e municipal. Mas teremos ainda de acompanhar esse comportamento para dimensionar de forma mais efetiva seu impacto tanto para o setor elétrico quanto para os segmentos econômicos que dele dependem", explica o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri.

 

Aneel suspende corte de energia por inadimplência por 90 dias

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (24) um pacote de medidas especiais em resposta à pandemia de coronavírus, incluindo a suspensão por 90 dias de cortes do serviço de eletricidade por inadimplência para consumidores residenciais e serviços essenciais.

As medidas, aprovadas em reunião extraordinária de diretoria do regulador realizada por meio de videoconferência, incluem também a flexibilização pelo mesmo prazo de algumas obrigações das distribuidoras de energia, como de atendimento presencial a clientes e entrega de faturas a domicílio.

O diretor-geral da agência, André Pepitone, disse que ainda haverá uma avaliação à parte, em discussão junto ao governo, de medidas adicionais em benefício de consumidores de baixa renda.

"Nos foi demandado que se avaliasse a possibilidade de haver um suporte maior ao (consumidor de) baixa renda, e isso vai ser tratado nos canais de governo, com o Ministério de Minas e Energia e da Economia, com coordenação da Casa Civil", afirmou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.