em

Brasil está mudando para melhor indicadores econômicos, diz Faciap

Em Vila Real, Portugal, para participar do VI Fórum da UE-CPLP (União Empresarial da Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa), o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, (Faciap), Marco Tadeu Barbosa, disse aos participantes do Fórum, empresários de 17 países de quatro continentes, que o Brasil vive um momento de grandes mudanças e que a economia mostra sinais fortes de recuperação que já são detectados nos indicadores, como inflação, crescimento e perspectivas de investimento.

Barbosa representa no Fórum da CPLP o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro, que está na Austrália, participando do 10º World Chambers Congress (WCC) que, em 2019, será realizado, pela primeira vez, na América Latina, no Rio de Janeiro.

O Fórum, que encerra neste sábado, é uma oportunidade para negócios com foco no estímulo às exportações e à internacionalização. O objetivo é mostrar a força da comunidade dos países de língua portuguesa (Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e criar novas oportunidades de negócios no espaço da CPLP e abrangência.

O presidente da Faciap falou na sala temática sobre o Brasil (ao todo foram nove salas temáticas sobre os países da comunidade) e participou da Conferência “CPLP: Um mundo de oportunidades”.

O Fórum contempla as vertentes empresariais, institucional e cultural, a partir de cinco eixos: seminários temáticos, reuniões bilaterais de negócios, grande conferência e espaço cultural.

Na sua apresentação, Marco Tadeu Barbosa explicou o cenário político e econômico do Brasil e disse que “a economia brasileira está sendo recolocada no caminho virtuoso do crescimento”. Lembrou que os investimentos no Brasil são um bom negócio porque o País está em busca do equilíbrio. “Prevalece no País o fortalecimento dos pilares da democracia e da economia movida pela iniciativa privada”:

 

Decolamos para um tempo exuberante no campo econômico.

Enfatizou para os empresários estrangeiros que a reforma trabalhista colocou o País na modernidade e falou sobre as reformas política e previdenciária que estão na pauta do Congresso Nacional. “A política já em andamento e a previdenciária andando mais devagar”. Falou também sobre o processo de apuração e punição da corrupção, a partir da Operação Lava Jato, que vem combatendo e punindo os envolvidos, sejam empresários, sejam políticos.

Citou pesquisas “otimistas” dos brasileiros em relação ao futuro ressaltando que “nossa economia parou de encolher após oito trimestres de recuos” e enfatizou a importância dos empresários se envolverem mais nas questões de governo para ajudar a resolver os desafios do País.

Explicou medidas como o ajuste fiscal e citou a agenda de reformas estruturais que refletiram, conforme disse, na inflação que cedeu “permitindo ao Banco  Central baixar mais depressa a taxa básica de juros”.

Concluiu dizendo que o Brasil está aberto às parcerias e para novas tecnologias. “Abraçamos as boas intenções para receber empresas interessadas em apostar no Brasil”.

Marco Tadeu Barbosa em visita ao estande do Brasil no evento

Foto: Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.