em

Aliel entra com ação na Justiça contra reajuste de tarifa do ônibus

O deputado federal Aliel Machado (Rede) informou que protocolou uma ação popular na Justiça pedindo a suspensão do aumento da tarifa de ônibus em Ponta Grossa. De acordo com o parlamentar, a medida foi tomada em conjunto com advogados e voluntários após análise de dados a respeito do transporte no município. A ação foi protocolada na 2ª Vara da Fazenda Pública de Ponta Grossa.

“Encontramos vários itens questionando alguns pontos. O primeiro deles é que há duas investigações em andamento a respeito do transporte. Uma é a CPI recentemente instalada na Câmara de Vereadores, e a outra é uma investigação que segue sendo feita pelo Ministério Público, que investiga o transporte público no Paraná e que já há citações sobre Ponta Grossa”, comentou o deputado, que também aponta para dois itens da planilha do transporte público que determina o valor da passagem em Ponta Grossa. “Hoje a prefeitura não tem um total controle sobre o número de passageiros, tem controle por amostragem. Outro dado que não se tem é sobre o número total da quilometragem dos ônibus. Só isso seria suficiente para questionar”, argumenta o deputado. “Quem determina todas as ações referentes ao transporte, quantidade de ônibus, número de linhas, é a prefeitura, é ela que é dona do serviço, a empresa só presta esses serviços”, argumenta o deputado.

“Espero que a Justiça tome uma decisão favorável nesse sentido. Posteriormente entramos com uma ação no Tribunal de Contas do Estado pedindo averiguação. Somente depois que se tenha transparência aí sim é possível discutir a tarifa”, finaliza Aliel.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.