em

Aliel e Rangel devem ter mais tempo no rádio e TV

Coligações apontam que maior fatia do horário eleitoral deverá ficar com candidatos da Rede e do PPS

Divulgação
Justiça Eleitoral é quem determina distribuição de tempo para cada coligação

Com a definição das chapas para a disputa da Prefeitura de Ponta Grossa praticamente encaminhada, a distribuição de tempo para os candidatos no horário eleitoral de rádio e televisão também começa a ser delineada.

A definição de quanto cada partido terá de espaço no horário eleitoral gratuito obedece a uma proporção estabelecida pela Justiça Eleitoral, de acordo com o tamanho das bancadas de cada partido componente das chapas. Pela atual configuração das coligações, Marcelo Rangel (PPS) deve ter o maior tempo de rádio e TV, seguido de Aliel Machado (Rede).

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa no dia 26 de agosto, e a definição da distribuição de horários é determinada pela Justiça Eleitoral. No dia 19 encerra o prazo para os juízes eleitorais realizarem sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda de cada partido político ou coligação no primeiro dia do horário eleitoral gratuito.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a distribuição de tempo no horário eleitoral atende às determinações imposta pela nova legislação. “Os juízes eleitorais distribuirão os horários reservados à propaganda em rede, para o cargo de prefeito, e à propaganda em inserções, para ambos os cargos [prefeito e vereador], entre os partidos e coligações que tenham candidato, observados os seguintes critérios: 90% distribuídos proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados, considerados, no caso de coligação para eleições majoritárias, o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem e, nos casos de coligações para eleições proporcionais, o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos que a integrem; e 10% distribuídos igualitariamente”, informa o TSE.

Este ano o horário eleitoral gratuito foi reduzido. Agora serão dois blocos no rádio e dois na televisão com 10 minutos. Nos municípios em que houver geradora de televisão, além dos blocos, os partidos terão direito a 70 minutos diários, que serão distribuídos entre os candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%), para divulgação de inserções, que nas próximas eleições, somente poderão ser de 30 ou 60 segundos, uma vez que as inserções de 15 segundos, que existiam nas eleições passadas, não mais são permitidas.

 

Estimativa de tempo que cada candidato deve ter na TV e rádio

 

Marcelo Rangel

(PPS, PSDB, PSB, PSD, PP, DEM, PROS, PV, PSL, PRB, PTB e PSC)

4 minutos e 20 segundos

 

Aliel Machado

(Rede, PT, PMDB, PR, PTdoB, PTN e PTC)

3 minutos e 40 segundos

 

Julio Küller

(PMB, PDT, Solidariedade, PHS, PEN, PRP, PMN, PRTB e PSDC)

1 minuto e 15 segundos

 

Professor Gadini

(PSOL e PCdoB)

35 segundos

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.