em

Aeroporto Sant’Ana recebe teste da Força Aérea neste final de semana

O Aeroporto Sant’Ana (PGZ) receberá neste final de semana um avião laboratório da Força Aérea Brasileira (FAB) que virá a Ponta Grossa para testar os voos por instrumentos. Hoje eles são feitos apenas visualmente – o que, em dias de condições climáticas adversas, força os pilotos a alternarem os pousos para outros aeroportos mais próximos, como em Curitiba, por exemplo.

“Isso deve praticamente zerar a alternância dos voos, dando mais segurança tanto aos passageiros, para comprar passagens, quanto às companhias aéreas”, afirma o superintendente do aeroporto, Victor Hugo Oliveira.

Segundo ele, a intenção da visita é homologar o IFR (Regras de Voo por Instrumentos, do inglês Instrument Flight Rules) na cabeceira. “O jato da FAB vem para aferir o procedimento, ver s está tudo ok, e também aferir o PAPI, que é o equipamento de pouso. Na quarta-feira eu vou à sede do Decea [Departamento de Controle do Espaço Aéreo], no Rio de Janeiro, para conferir os resultados e tentar acelerar o processo”, conta.

Victos Hugo explica que tentará acelerar o processo de autorização, que já vem sendo trabalhado há meses pela equipe do aeroporto – para se ter ideia, o PAPI foi adquirido em novembro do ano passado, mas desde então aguarda a homologação pelos órgãos reguladores nacionais.

“O quanto antes tivermos essa autorização de voos por instrumentos, incentivamos a implantação de linhas aéreas para outros destinos, como Porto Alegre e Foz do Iguaçu. Estamos trabalhando bastante para oferecer um serviço ainda melhor à população”, ressalta o superintendente.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.