em

Aberta temporada de compras para o Natal

Fábio Mataveli
Promoções e lançamentos estão mantendo as vendas em alta 

 

 

 

Enquanto muitos consumidores estão procurando as lojas para comprar brinquedos para o Dia das Crianças (comemorado na próxima quarta-feira), outros estão aproveitando as promoções e os lançamentos para levar para casa presentes de Natal. Apesar de faltar pouco mais de dois meses para a chegada do ‘bom velhinho’, o comércio já registra vendas. Diante desta movimentação a expectativa dos lojistas é faturar entre 10% e 20% a mais que nos últimos três meses de 2010.

Otimista com o último trimestre do ano, a empresária Marli Sallum credita as vendas antecipadas também a fidelidade dos consumidores. “Temos clientes que moram no interior. Eles aproveitam a vinda para a cidade para fazer as compras. Alguns destes vêm somente duas vezes por ano na loja, sendo perto do Natal ou no início do ano”, conta.

Considerando os últimos três meses de grande importância para o comércio, Marli afirma que deu início a contratação de colaboradores temporários. “Já estamos contratando mais trabalhadores. Devemos ter um acréscimo nas vendas de Natal de 15% a 20%”, aposta ao comentar que o clima está sendo de grande valia. “A nossa esperança é que o tempo continue firme. Temos roupas para todas as estações do ano, mas o que estamos vendendo muito é verão. Temos muitos lançamentos e isto chama os consumidores”, comenta.

Para o empresário Regis de Oliveira Godoy é natural que as vendas cresçam neste trimestre. “Temos o Dia das Crianças onde naturalmente as vendas crescem. Daqui para frente, esperamos que seja só crescimento”, observa.

O lojista destaca outro fator importante. “O clima está ajudando. Temos lançamentos da primavera verão o que também impulsiona as vendas”, salienta. Diante do quadro favorável, Regis prevê um acréscimo de 10% a 15% nas vendas sobre o mesmo período do ano passado.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Márcio Pauliki, acredita que as vendas crescerão neste trimestre entre 6% e 10% em relação ao mesmo período de 2010.

Pauliki observa que “Ponta Grossa é um grande centro comercial que atrai consumidores de toda a região, principalmente, agora com a abertura de grandes empresas de departamentos e atacados esta motivação é ainda maior”.

Atrativo

E não são apenas o clima e os lançamentos que favorecem, mas as promoções. Algumas lojas estão aceitando cheques pré-datados para novembro e dezembro. O parcelamento ‘esticado’ também é outra grande ferramenta.

 

 

 

Procon orienta sobre aquisição de presentes

 

Esta é uma época com uma série de lançamentos e novidades no mercado. São brinquedos, bicicletas, celulares com múltiplas funções, eletrônicos (jogos de tabuleiros, computadores, games, MP3 players, tablets, etc.), CDs e DVDs, entre outros, que estão na lista dos presentes mais procurados.

Com tantas opções, o consumidor deve prestar atenção na hora de escolher o presente, sempre levando em conta o orçamento familiar e evitando comprometê-lo com dívidas futuras. A orientação é sempre fazer uma pesquisa de preços em diversos estabelecimentos, pois os valores podem variar muito.

A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, recomenda que o consumidor procure um presente que estimule a criatividade da criança, seja seguro, tenha qualidade, possua certificado que não gere custos adicionais e esteja dentro da possibilidade de pagamento dos pais.

 

 

Cuidados ao adquirir brinquedos

1-Procure lojas legalmente constituídas e verifique se o brinquedo tem a marca de certificação do Inmetro/IPEM;

2-Exija a nota fiscal, pois ela é a garantia em caso de acidente ou defeito do produto.

3-Para crianças abaixo de 3 anos, o brinquedo não deve conter peças pequenas que possam se desprender facilmente;

4-Não deve ter pontas ou extremidades cortantes;

5-As tintas e os materiais usados na fabricação dos brinquedos não podem ser tóxicos;

6-A embalagem deve conter todas as informações sobre o produto, além de apresentar a faixa etária a que o brinquedo se destina, dados do fabricante e advertências sobre eventuais riscos à segurança da criança.

As recomendações são do Ipem/Paraná.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.