Se, antigamente, o desejo da maior parte dos empreendedores era ter uma loja repleta de clientes, a grande expectativa atual é a entrada para o mundo do e-commerce, que vem se mostrando cada vez mais promissor. Recentemente, as vendas online têm contribuído para o orçamento de diversos atacadistas e varejistas, sendo que muitas migraram para esse universo e abriram mão das lojas físicas.
Para dar uma forcinha e ajudar você, empreendedor, a ingressar com força total no universo das lojas virtuais, trouxemos abaixo 7 dicas. Confira!
Conheça o nicho no qual quer atuar
Antes de finalizar os preparativos e colocar a sua loja no ar, obtenha o máximo possível de informações sobre o nicho e pesquise bem sobre quem é o seu público. A conclusão dessa etapa aumenta significativamente as chances de sucesso do seu negócio.
Atualize a sua loja virtual
Para conquistar espaço e público, atualize o seu e-commerce regularmente – utilize boas imagens dos produtos e opte por interfaces simples e intuitivas, que facilitem ao máximo a experiência do usuário. Além disso, invista em táticas bacanas para conquistar o cliente, como descontos, políticas de fidelidade e compras recorrentes.
Invista no social commerce
Hoje, como boa parte dos consumidores está presente nas redes sociais, é imprescindível que a loja marque presença nas mídias mais importantes, como Facebook, Instagram e Twitter.
Monitore a loja regularmente
É importante monitorar todas as ações do seu empreendimento online com ferramentas de análise de dados de tráfego e conversão. Somente a partir desse levantamento é possível ter retornos sobre os investimentos feitos em cada campanha e contar com uma base concreta para a futura tomada de decisões.
Realize um curso de e-commerce
Para se aprofundar no assunto e ter uma noção melhor sobre o mundo do e-commerce, vale fazer um curso como este. O conteúdo e estrutura desse tipo de curso é ideal para aprender técnicas que ajudarão a melhorar as vendas e compreender de forma mais clara o dinamismo dos mecanismos de busca, particularidades mercadológicas e relacionamento com os clientes.
Trabalhe a User Experience (UX)
Muito conhecido entre aqueles que trabalham com e-commerce, o termo User Experience (UX) refere-se à experiência que o usuário tem no site. Ela é aplicada na loja virtual através da usabilidade dos recursos, do design (que pode simplificar ou não a compra) e da negociação satisfatória. É fundamental que todo e qualquer e-commerce faça essa avaliação para aperfeiçoar a experiência do cliente e oferecer a ele um serviço de excelência.
Transmita confiança
Para que o cliente sinta segurança total em sua loja, esteja na Ebit, consultoria que avalia a satisfação dos consumidores em suas compras online e classifica os e-commerces brasileiros. Lembre-se: nada de economizar nos selos de segurança!