em

5 dicas para economizar nas compras escolares

O início do ano é o momento em que os gastos são sempre maiores. Mal acabaram as festas de fim de ano e já aparecem preocupações, como IPVA, IPTU, gastos extras com matrícula em cursos e nas escolas das crianças são pautas dos gastos da casa.

O período de volta às aulas é um dos que mais geram gastos para os pais. Pechinchas muitas vezes não são suficientes para amenizar os custos da lista de materiais escolares que todo início de ano é requisitada pelas instituições de ensino.

Para driblar os gastos excessivos, separamos algumas dicas de como economizar no momento da compra da lista de materiais escolares. Confira!

Divulgação

Busque materiais antigos

É comum as escolas pedirem diversos materiais no início do ano e não utilizar todos eles. Por isso, faça uma busca em casa e veja se sobrou algum do ano anterior que possa ser reaproveitado.

Além de ensinar a não desperdiçar e conseguir arrumar armários e gavetas, esta prática de “caça-tesouro” é uma maneira muito divertida de reunir a família e entreter as crianças durante uma tarde.

 

Peça emprestado

É possível pegar materiais emprestados de sobrinhos mais velhos ou pedir aos pais das crianças que estão em um estágio mais avançado. Assim, é possível reutilizar livros, por exemplo, e gerar maior economia.

 

Compare preços

Comparar preços é muito importante para que você não saia no prejuízo, já que os valores de um mesmo objeto podem variar muito de uma loja para a outra. Paciência na hora de pesquisar e comprar os materiais é crucial para quem quer economizar.

 

Vá em sebos

Uma saída para os pais terem um custo-benefício maior neste período de volta às aulas é ir em sebos. Os livros são os itens mais caros das listas e os sebos, que estão espalhados pelas cidades, podem oferecer materiais usados, mas em bom estado por um preço reduzido.

 

Compre online

A compra online é sempre uma boa saída para quem quer economizar, já que este ambiente requer custos muito menores para colocar o produto à venda. Mesmo com o valor do frete, alguns produtos ficam ainda mais baratos, se comparados com a loja física.

Além disso, você tem a opção de parcelar mais vezes sem juros ou aproveitar promoções relâmpagos que sites grandes realizam no período de volta às aulas. Outra maneira de economizar nas compras online é aproveitar alternativas que oferecem descontos, como cupons especiais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.