Retrocesso
Quando problemas acontecem numa empresa, é comum que as partes envolvidas, que a primeira atitude da alta gestão seja procurar culpados dentro da organização. Entretanto, procurar culpados é agir olhando para o retrovisor enquanto que, na verdade, o mais importante é elaborar um plano de contingência para salvar a empresa e colocá-la nos trilhos novamente. Para o empresário saber se a culpa é da falta de gestão ou então do mercado, há vários sinais que podem auxiliá-lo nessa decisão.
*****
Comparações
O primeiro deles é buscar informações sobre outros segmentos, similares ao seu, buscando questionar os seus concorrentes, parceiros e fornecedores a respeito do volume de vendas que está acontecendo naquele momento. É importante lembrar também ao empresário que alguns concorrentes têm como principal característica, como principal estratégia, mentir que estão vendendo muito bem. Afinal, quando o mercado está recessivo e chega a informação de que o concorrente está vendendo muito bem, a tendência natural é que a busca pelos culpados mire exclusivamente nos profissionais que estão dentro da empresa.
*****
Análise de desempenho
Isto faz com que discórdias se instalem e em vez da empresa se preocupar com o negócio, se preocupa mais em descobrir quem foi o grande culpado por uma determinada situação. Outro indicador importante é você analisar os critérios que utiliza para medir o desempenho da sua empresa. Se você consegue mapear todas as despesas, todos os custos envolvidos e, a partir deles, determinar a rentabilidade real da sua empresa, você pode ter certeza de que não é má gestão, mas sim problemas mercadológicos. Pense nisso!
(Luciano Salamacha)