em

Vitória de Trump, Temer e a oportunidade na bolsa

Trump ganhou. Todas as bolsas caíram, o dólar subiu, é o fim do mundo!

Quem comprou a ideia linda maravilhosa do socialismo democrata pode até pensar isso. A verdade é bem diferente. A vitória de Trump somada aos desdobramentos da lava-jato e acusações de quem Michel Temer recebeu dinheiro da Andrade Gutierrez geraram uma forte queda do Índice Bovespa (IBOV), principal referência da bolsa brasileira. Em termos práticos, apenas abriu uma excelente oportunidade de compra de ações.

A bolsa vinha subindo demais, e estava já há algum tempo excessivamente cara… Lembra que indicamos começar a comprar Petrobrás quando as ações, estavam a 8,00, depois, novamente indicamos quando a estatal beirava 12,00? Então… chegou a 18,49 final de outubro. Algo totalmente irreal considerando que em maio as cotações beiravam 8,00. Atualmente, as cotações estão próximas à 14,50. O que pode significar um bom momento para novas compras na expectativa de que nos próximos meses o papel retorne para a casa dos R$ 18,00.

A queda acumulada do IBOV é saudável. Após subir muito, o mercado deve corrigir suas distorções, assim evitam-se as bolhas. A correção atual rebaixou o IBOV de quase 64 mil pontos para 59 mil pontos erepresenta uma ótima oportunidade. Coincide com um momento de leve choque pela vitória de Trump (o que na prática, não muda quase nada). Assim abriu-se oportunidade de vender dólares para quem ainda os tinha (e venda rápido, não veremos dólar a 3,40 por muito tempo), recomprar os títulos públicos para quem vendeu na nossa indicação (quando o título IPCA 2035 pagava inflação + 5,7% e agora paga IPCA + 6,1%, gerando um ganho de +7% em poucas semanas para quem nos segue) e etc.

Enfim… a cada novo susto, abrem-se múltiplas oportunidades. Em um país como o nosso, com um futuro duvidoso e repleto de esperança, as oportunidades vem com Temer, Trump ou qualquer um que possa dar uma chacoalhada na árvore.

Para quem não comprou ações antes, essa talvez seja a última oportunidade do ano.

O Itaú-Unibanco também se apresenta como uma fonte confiável de geração de receita para quem espera por consistência e previsibilidade de retornos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.