Verão! Com todos seus atrativos, faz com que esqueçamos do mais importante! Hidratar nosso corpo, uma vez que, o organismo humano é formado por 70% de água.
Por que a hidratação é tão essencial?
Porque a água é o principal regulador de temperatura corporal e quando o organismo super aquece, somente através da evaporação do suor, que a temperatura retorna a níveis normais. Quando essa troca de temperatura fica comprometida, muitas proteínas e enzimas corporais começam a desnaturar comprometendo também as funções vitais.
Quando ocorre a desidratação?
Quando se perde mais água do que se ingere. E junto com essa perda de água perdemos também grandes quantidades de sais minerais, como o cálcio e o sódio, responsáveis pela nutrição celular e reações bioquímicas que estabilizam os batimentos cardíacos, ajudam nos processos de cicatrização, aumento da massa muscular e até na queima de gordura.
Quais os sintomas da desidratação?
Boca e pele seca
Tonturas
Dores de cabeça
Indisposição e cansaço
Diminuição da produção da urina
Prisão de ventre
Irritabilidade e insônia
Aumento da temperatura corporal
Quais são os grandes grupos de risco?
São as crianças e os idosos.
Porque a desidratação é tão nociva aos idosos?
Em grupos de terceira idade, apenas a perda de 2% de água, será suficiente para comprometer a sua percepção cognitiva, controle motor e função cardiovascular. Com o processo de envelhecimento, a reserva hídrica no corpo do idoso diminui assim como, a sensação de sede e a capacidade de transpiração. Qualquer exposição ao calor pode levar à desidratação.
O que fazer para prevenir a desidratação?
- Consumir 2 litros de água por dia
- Dar preferência aos sucos de frutas sem exagerar na quantidade de açúcar
- Repor nutrientes com bebidas isotônicas (indicadas para quem transpira muito depois de uma atividade física)
- Utilizar água de côco como repositor de sais minerais e vitaminas (ela repõe os eletrólitos perdidos no suor depois de uma atividade intensa)
- Preferir frutas e verduras ricos em água como pepino, melancia, melão, laranja, acerola, framboesa, ameixa vermelha, maçã, abacaxi.