em

Vale a pena surfar na “onda” das tendências de design 2020?

Você já parou pra pensar na vida útil das micro tendências que surgem toda temporada, e se elas realmente devem ser seguidas, todas ao mesmo tempo? É claro que não, geralmente as listas com tendências de design são controversas e entram em conflito uma com as outras.

 

Por exemplo, em um site você descobre que a maior tendência é a de cores vibrantes, já em outro site a grande tendência é a de cores vintage.

 

Isso existe pelo fato que micro tendências surgem durante o ano e são manifestadas por alguns movimentos, designers ou empresas e você, designer ou dono de uma empresa, deve saber se deve ou não "surfar" nessa onda.

 

O que você não pode é achar que, evitando as tendências, estará longe de ser um designer medíocre, pois os movimentos estão a cada dia mais acesos ou apagados e é seu trabalho saber quais são eles.

 

Esteja atento ao principal, as macro tendências, pois ela ditam o ritmo do design dos próximos anos. Inclusive, podem ditar se você ainda vai estar empregado ou se sua empresa vai sobreviver. Por exemplo, uma macro tendência que está surgindo e aumentando de uma forma exponencial é o uso da inteligência artificial na experiência do usuário, num futuro muito próximo o mercado vai precisar de especialistas em IA (inteligência artificial) e designers de UX (Experiência do usuário) para criar soluções, como por exemplo as interfaces que se adaptam para vários tipos de personas, sim, isto é possível e não é nada de outro mundo.

 

Afinal, você precisa estar sempre bem informado sobre as "macros tendências" e atento às "micro tendências" do ano, só não esqueça que tendências batidas tornam seu design batido e as pessoas podem começar a vê-lo como algo que não cativa e surpreende, além do mais, se um design é igual a muitos outros, logo, ele não surpreende ninguém e consequentemente ele não vai servir.

 

 

Alisson Freitas, diretor de arte da Agência yard.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.