em

Um profissional somente terá emprego se tiver problemas para resolver?

Conforme a história

Algumas pessoas consideram que quanto mais problemas existem na empresa, mais a empresa necessita delas. Isso me faz lembrar a história do caçador que foi contratado por um fazendeiro para matar algumas onças que estavam dizimando seu gado. Na primeira semana o caçador conseguir abater cinco onças e, percebendo o prejuízo, o fazendeiro tratou logo de fazer novo acordo. Em vez de pagar por onça morta ele pagaria por mês para aquele caçador, durante um ano inteiro.

 

*****

Enganado

Todas as manhãs o caçador ia para a mata e se ouviam alguns tiros e somente uma ou duas onças por mês eram mortas. O gado continuava sendo dizimado e um belo dia, o fazendeiro contratante resolveu seguir o caçador. Ele descobriu que parte do gado era abatida pelo próprio caçador, que fazia isto para alimentar alguns filhotes de onça dos quais cuidava. Irritado, o fazendeiro tratou logo de pedir satisfações e ouviu a seguinte resposta do caçador: Ora fazendeiro, se eu acabar com todas as onças vou viver de quê?

 

*****

Verdadeira competência

Essa história demonstra que alguns profissionais consideram que quanto mais problemas, maior a dependência que a empresa tem deles. Na verdade, para bons gestores, para empresários de visão é exatamente o contrário. Quando a empresa passa a ter poucos problemas é sinal de que os profissionais são competentes. Por isso meu amigo, não esqueça. Em vez de dar de comer aos filhotes de onça trate logo de eliminar o perigo porque quem tem competência para resolver pequenos problemas terá muito sucesso para crescer na carreira alçando vôos maiores.

 

(Luciano Salamacha)

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.