em

Tudo que é criativo não devia ser valorizado pelas empresas?

Monitoramento

É preciso nunca deixar de lembrar que organizações são formadas de pessoas que cumprem e estruturam processos. Seja numa indústria, seja no comércio, seja na prestação de serviços, você sempre vai ter pessoas que monitoram e realizam processos que podem ser a transformação de matéria-prima em produto acabado ou oferecimento de produtos para comercialização, ou ainda de prestação de serviços. Alguns indivíduos acham que a criatividade deve ser sempre estimulada e valorizada pelas organizações.

 

*****

Violação da rotina

Entretanto, principalmente naquelas em que o produto ou serviços deve ser realizado ou fabricado com milimétrica precisão, a criatividade pode ser um problema. É que a criatividade estimula a pessoa a violar a rotina, a violar a sequência lógica que o processo determina para a produção ou realização de serviços. Nessas horas, nessas organizações, a criatividade deve ser dosada, literalmente gerenciada para não comprometer, não colocar em risco o negócio como um todo.

 

*****

Bom uso

Imagine, por exemplo, o protocolo médico de alguém que trabalha na unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital. Ser criativo nessas horas vale somente se salvar vidas, pois se a criatividade colocar em risco, elevar o risco de um paciente, a única coisa que se fez foi usar a criatividade para uma coisa ruim. Perceba que a criatividade, assim como qualquer outro atributo do meio corporativo, quando não bem utilizada pode gerar problemas sérios e irreversíveis para o negócio como um todo. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.