em

Trabalho do engenheiro é fundamental para a qualidade do pescado

 

A pesca é uma das atividades econômicas mais antigas do mundo e o Paraná é privilegiado em termos de disponibilidade de áreas adequadas ao desenvolvimento pesqueiro e da aquicultura, o que lhe confere a primeira posição nacional no cultivo de pescados.

De acordo com o engenheiro de pesca Luiz de Souza Vianna, coordenador estadual do Ministério da Pesca e Aquicultura, aproximadamente 11,5 mil pescadores artesanais são responsáveis pela captura de peixe, camarão, ostra, siri e mexilhão no litoral. Destaca-se a produção de ostras, que totaliza 120 mil dúzias por ano. Todo o processo, da captura à venda ao consumidor, passa pela fiscalização de órgãos do governo e de profissionais habilitados, como engenheiros de pesca, agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas.

Para garantir a qualidade do pescado cultivado, os pescadores artesanais também recebem assistência técnica destes profissionais. Outro fator importante a considerar em relação à qualidade do pescado é o trabalho feito por órgão sanitário animal, que começa na captura e prossegue até a comercialização em estabelecimentos especializados, lembra Vianna.

O Paraná possui mais de 600 mil hectares de água represada (represas de hidroelétricas) e cerca de 50 mil hectares nas baías. São aproximadamente 22 mil piscicultores de viveiros escavados com lâmina d’água de aproximadamente 9,5 mil hectares, totalizando uma produção de 34.260 toneladas por ano. Segundo Vianna, num futuro bem próximo, o Paraná será um dos estados com maior produção de ostras nativas e o maior produtor de peixes em tanques-rede e viveiros escavados do Brasil. Os pescadores e suas famílias são estimulados a se organizar para melhorar a qualidade de suas produções, do volume de comercialização e, consequentemente, a sua qualidade de vida, diz.

O estado do Paraná é o maior produtor de pescados continentais do País, com 73.831 toneladas, seguido por Santa Catarina (com 53.641 toneladas) e Mato Grosso (com 48.748 toneladas).

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.