em

Todo chefe é sempre culpado, ainda que não tenha feito nada?

Não acusar

Quando o assunto é procurar culpados em uma empresa é sempre importante lembrar de que não adianta nada o líder ficara acusando os funcionários que cometeram o erro. Também de nada adianta o líder ficar apontando os problemas que a infraestrutura da empresa provocou e proporcionou para que aquele funcionário cometesse um determinado desvio de conduta, um erro.

Lição

A verdade é que, quando um problema acontece numa empresa, a culpa efetivamente é do gestor e ponto final. Não adianta ficar discutindo quem é que fez e quem é que não fez. Eu aprendi na minha vida, trabalhando com grandes empresários, que essa é uma lição muito importante e que deve ser dividida a todo momento, lembrada a todo momento, principalmente para jovens gestores. E a lição é: toda vez que um funcionário comete um erro é porque a alta gestão permitiu que isso acontecesse. Isso mesmo!

Sem problemas

No fundo, de alguma maneira, a alta gestão colaborou porque foi displicente na hora de controlar a pessoa ou porque proporcionou um ambiente falho, sem controle que deu ao funcionário condições para que praticasse algum tipo atitude incorreta. Resumindo, meu amigo, vale a máxima do filme Rei Leão: Hakuna Matata (sem problemas), ou seja, a culpa sempre é da liderança.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.