Suicídio! Pouco se fala, mas muito se chora! Assunto complexo e ainda cheio de tabus, mas ao qual não se pode mais usar as vendas da ignorância, uma vez que os números aumentam a cada ano que passa.
NÚMEROS IMPACTANTES
UM SUICÍDIO A 40 segundos! É esta estimativa assustadora atual que acontece em todo mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos, sendo que:
75% destes indivíduos são moradores de países de baixa e média renda.
No mundo acontece um suicídio a cada 40 segundos.
A cada morte, pelo menos seis pessoas são impactadas diretamente.
Só no Brasil, 32 pessoas cometem suicídio todos os dias.
O que é Setembro Amarelo?
Diante de tais dados, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) se unem para criar o Setembro Amarelo para prevenir o suicídio, lembrado dia 10 deste mês, como o Dia de Prevenção ao Suicídio. Apesar deste número impactante poucas estratégias ainda existem para evitar essa tragédia.
Qual é a situação atual em relação ao suicídio?
É CRÍTICA E ALARMANTE! E as consequências trazem dados estatísticos desesperadores. Em 2015, o suicídio foi considerado a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo
Como o Setembro Amarelo começou?
Esta data foi criada em 2003 através da adoção de estratégias onde se , realizam cerca de 600 atividades em 70 países do mundo todo, com o intuito de salvar vidas.
A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília. Engajados ao projeto, já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento desenvolvendo ações preventivas significativas.
A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, data na qual é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Objetivos do Setembro Amarelo
O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o assunto de forma prática e direta.