O SEMRush é uma das melhores e mais importantes ferramentas para quem faz marketing digital em 2020. Se você não conhece, trata-se de um software que integra funções voltadas para facilitar o trabalho de SEO (ranqueamento orgânico no Google), marketing de conteúdo e criação de campanhas de Google Ads. De forma resumida, é uma das principais ferramentas para se fazer análise de marketing para motores de busca (conhecidos também como SERP). E quando se trata de busca, trata-se de Google.
O SEMRush surgiu com foco em análise para ranqueamento orgânico no Google, mas foi se desenvolvendo e agora abrange diversas áreas, sendo um dos principais softwares de marketing digital.
Algumas funções de destaques incluem:
Descobrir quais são os seus principais concorrentes em estratégias de Google Ads e orgânico e quais estratégias eles utilizam;
Comparar as posições de ranqueamento entre seu site e os principais concorrentes;
Comparar tráfego, descobrir quantas pessoas que acessam o site do concorrente também acessam o seu;
Palavras-chave que o seu site ou o concorrente ranqueam;
Lacuna de palavras-chave (Qual palavra meu concorrente ranqueia e o meu site não ranqueia?)
Insights de palavras-chave baseadas em volume de busca e nível de competição;
Análise e ideias para ranquear melhor suas páginas (Indicando site lento, falta do protocolo de segurança SSL, links quebrados, etc)
Programação posts nas redes sociais (exceto Instagram)
Avaliação de concorrência em Google Ads;
Ad Builder, para criar anúncios de texto, display e extensões, de forma prática, para importar no Google Ads posteriormente.
Criação de relatórios do seu site com tudo que está relacionado às ferramentas do Google.
O SEMRush conta com 3 planos de diferentes valores:
– Pro: 99
– Guru: 199
– Business: 399
Cada um conta com funções específicas, sendo a Pro a versão mais limitada. Há também a versão grátis, que dá apenas um gostinho do que a versão paga tem para oferecer.
E respondendo ao título do artigo: O SEMRush vale a pena sim! A ferramenta oferece várias possibilidades para realizar pesquisa de planejamento e análise para trabalhar com Google Ads e SEO, podendo ser determinante para toda e qualquer estratégia nesse tipo de mídia.
Felipe Ecco, o autor é content manager da agência yard.