em

Seguir o que a maioria faz ou meu estilo de gestão?

Confiança

Há sempre um momento na vida de um profissional em que ele começa a se questionar se deve continuar fazendo o que todo mundo faz ou então se deve se preocupar em assumir o seu estilo de gestão. Essa não é uma decisão fácil porque há muitas coisas envolvidas. A primeira delas, sem dúvida alguma, é a confiança na própria atitude. Quando um profissional começa a acreditar que pode acertar, que pode dar a sua própria opinião, sem se preocupar se está agradando os outros ou não, significa que ele está obtendo um grau de maturidade profissional maior na sua carreira. Isso fica mais fácil de explicar com um exemplo.

Riscos

Um determinado gerente de uma loja de varejo costumava sempre pedir ajuda na hora de avaliar o crédito para o cliente. Entretanto, um belo dia aconteceu uma situação diferente de tudo o que ele já viu na vida. Aparentemente ele não deveria dar o crédito para aquela pessoa que estava querendo comprar a prazo, mas contrariando as regras da empresa, esse profissional acabou concedendo o crédito, elevando assim o risco da sua decisão. Passado algum tempo, ele observou que o cliente efetivamente pagou tudo em dia e ele começou a perceber que não apenas as regras escritas da empresa, formalmente estabelecidas, devem ser levadas em conta na hora de tomar uma decisão sobre o crédito para o cliente.

Experiência

É necessário também que a experiência que esse gerente tem seja levada em consideração. Nessa hora ele passou por um dilema muito interessante. Ele deveria continuar a ousar no ambiente de trabalho, muitas vezes contrariando as regras da empresa? Agora, de outro lado, se ele não fizer isso, será que não estará negligenciando seu próprio talento, sua própria personalidade? A resposta é simples, as regras foram estabelecidas porque devem ser cumpridas, principalmente por quem deve dar o exemplo. A personalidade deve se revelar primeiro onde o profissional tem espaço para demonstrá-la, e não forçando a situação, acreditando que ao agir assim está demonstrando seu próprio estilo.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.