Há muitos anos os funcionários viviam em situações de trabalho simplesmente deploráveis e irrisórias. Os tempos eram outros na Revolução Industrial, onde funcionários trabalhavam em locais úmidos e escuros mais 15 horas por dia. De lá para cá, a tendência dos modelos de gestão e convívio nas empresas é, indiscutivelmente, a humanização do trabalho. Quando uma empresa consegue fidelizar o seu público interno, a relação no trabalho e fora dele atinge níveis de maturidade e engajamento geradores de excelentes resultados.
Não só o setor de serviços, que depende totalmente de pessoas motivadas e engajadas para uma boa realização das atividades, mas empresários e dirigentes industriais do Paraná elegeram a satisfação dos funcionários como uma das estratégias de maior importância para os seus negócios.
As empresas estão se dando conta que os colaboradores e parceiros fazem parte do grande processo de conquista, indo desde a realização de novos negócios, até a manutenção de clientes externos. É uma antiga estratégia criada, inicialmente, como uma ferramenta de marketing, denominada de endomarketing, ou marketing interno, onde o funcionário satisfeito reflete a sua satisfação no público externo, que é o cliente. Uma estratégia está relacionada a outra e tudo que é realizado na empresa, seja bom ou ruim, tem reflexo externo.
Para desenvolver qualquer trabalho relacionado a satisfação dos funcionários, as empresas precisam se preocupar com os seguintes aspectos: Além de remuneração condizente com o mercado, condições de trabalho, equipamentos, ferramentas e infra estrutura; Benefícios fornecidos pela empresa; Relação produtividade-remuneração; Relação chefe-funcionário, Relacionamento interpessoal entre os funcionários; Espaço para especialização e capacitação técnica; Oportunidades de crescimento e estabilidade na empresa; Satisfação da realização pessoal.