em

Que tipo de orientação dar para evitar problemas?

Esclarecendo procedimentos
Toda vez que um cliente consegue aplicar o golpe de insatisfação em uma empresa significa que os processos não estão devidamente esclarecidos para a equipe. A alta gestão tem responsabilidades de mostrar para todos os funcionários quais são os procedimentos que devem ser executados e demonstrar também que aqueles procedimentos são extremamente regulares, que não há problema algum de se fazer daquela maneira porque o cliente, ainda que reclame ou não goste, não terá qualquer tipo de razão.

Evitando a má fé
Como exemplo, cita-se o caso do advogado que liga para uma empresa de varejo ameaçando entrar com uma ação porque estão pedindo dados sigilosos do seu cliente como o número do benefício do INSS ou então, da sua renda mensal. O funcionário não sabendo que aquele procedimento está embasado na lei, fica assustado, pois foi um advogado que ligou. Contudo, quando a alta gestão verifica, percebe que o cliente não iria pagar à vista, mas utilizar o crediário da empresa. Então se pergunta: quem quer crédito pode negar algumas informações vitais, fundamentais para que a empresa autorize uma venda à prazo?

Sempre embasados na lei
Nesse caso, tanto o advogado quanto o cliente não estavam entendendo que para conseguir o benefício deveriam provar que o mereciam. Por isso a recomendação aos empresários é que demonstrem para sua equipe que os procedimentos feitos no dia-a-dia estão embasados na lei e que não é tão fácil assim um cliente, ao alegar insatisfação, ser recompensado pela empresa. Quem age com honestidade, na retidão, não precisa ter medo de clientes que gostam de ameaçar para conseguir algo em troca.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.