em

Quando se pede ajuda para a chefia é um sinal de estar despreparado?

Muitas variáveis

O uso do bom senso é a grande saída em situações em que não se pode utilizar uma regra única de conclusão, de conduta. São aquelas situações onde a pessoa não tem certeza sobre o que deve ser feito porque são tantas as variáveis envolvidas que a pessoa tem apenas uma experiência parecida, um conhecimento mais ou menos próximo sobre o que deve fazer. A verdade é que aquele profissional nunca enfrentou esse tipo de desafio, pelo menos dessa maneira na sua vida.

 

*****

Humildade

E, se esse tipo de situação já é relativamente comum para profissionais experientes, imagine para alguém que está começando a desenvolver a sua carreira. É por isso que todo profissional, independente da sua experiência e, principalmente os jovens que ainda não tem uma experiência acumulada, devem agir com humildade e pedir ajuda, sem medo de ser repreendido, de ser considerado não qualificado cada vez que estiver em uma situação onde não tenha certeza de como agir. É importante sempre lembrar que o mundo empresarial não é estático, não é matematicamente exato.

 

*****

Nunca é igual

Ao contrário, coisas que ontem eram resolvidas de uma maneira, agora são resolvidas de uma maneira completamente oposta muitas vezes. É necessário agir com bom senso sempre, para não querer entender que todas as situações um dia se repetem. A única garantia que um profissional tem no mundo corporativo é que nem um dia será igual ao outro. Logo, é muito melhor você perguntar e receber ajuda do que errar convictamente sozinho.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.