em

Quando o assunto é a gozação, a melhor defesa é o ataque?

Nem sempre
Existe um ditado muito comum no meio militar, atribuído a Napoleão Bonaparte, que diz o seguinte: em muitos casos, a melhor defesa é o ataque. Contudo, um cuidado deve ser tomado nesta hora. Quando um profissional é objeto de gozações na empresa este ditado pode trazer mais problemas que alegrias. Quando um grupo de funcionários resolve incomodar um colega, elegendo-o como alvo das gozações, o processo de revide é tudo o que eles desejam. Na verdade, ao revidar as provocações recebidas, um profissional pode gerar dois problemas distintos.

Dá e recebe…
O primeiro é que ao agir assim a pessoa libera, autoriza os colegas a continuarem zombando da sua imagem, pois afinal trata-se de uma concessão mútua onde não apenas se emite, mas também se recebe comentários brincalhões. Logo, esta não é uma estratégia recomendada. O segundo caminho, que também gera consequências negativas é quando o contra-ataque acaba ofendendo a outra parte. É que nestas horas um profissional pode passar de vítima para o grande causador de problemas da empresa. A recomendação é para que não se permita que a emoção se sobreponha à razão, pois ela, a emoção, gera atitudes impulsivas, atitudes mal pensadas e, ainda, consequências terríveis para a carreira de um profissional que é competente, mas que está sofrendo de algum tipo de perseguição.

Investimento
Já, a razão orienta a pessoa para atitudes assertivas que geram resultados práticos. Assim, uma boa saída para quem está tendo este tipo de problema é investir fortemente nos resultados que gera para a empresa. Agora, se você é um profissional que tem resultados abaixo da média, é melhor tomar uma sopa de humildade e primeiro aprender com estes colegas como se trabalha para somente depois reclamar do tratamento recebido. É que a sua chefia vai sempre pensar o que é melhor para a empresa antes de dizer o que é melhor para você.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.