Menu
em

Quais os erros mais comuns na hora de confeccionar um currículo profissional?

Regra de ouro

Quando se faz um currículo profissional é importante sempre lembrar que alguns itens devem ser valorizados e outros, ao contrário, devem ser evitados. Um dos primeiros itens que devem ser valorizados são as experiências profissionais que a pessoa já teve, mas somente quando você destaca como elas podem aprimorar a sua qualificação profissional. Aliás, se há uma regra de ouro que todo profissional deve respeitar é que o seu currículo deve ser feito de maneira customizada para cada empresa onde for entregue aquela proposta de emprego.

Personalizar para a empresa

Algumas pessoas erram muito feio quando elaboram um currículo padrão para todas as empresas onde vão solicitar emprego. Você, profissional, é uma pessoa única no mundo e deve tratar também as empresas de maneira personalizada tal qual quer ser tratado. Assim, a primeira dica, a dica de hoje, é para que as pessoas que fazem o seu currículo profissional entendam que para cada empresa devem tomar o cuidado de analisar quais são os itens que devem permanecer e principalmente quais os itens que não devem constar no seu currículo. Já vi situações de pessoas enviarem o currículo para uma empresa destacando habilidades e competências completamente desconectadas do interesse daquela organização.

Customizar

Imagine, por exemplo, um engenheiro demonstrando o quanto foi importante ele ter trabalhado em canteiros de obras pelo Brasil afora quando pleiteia um cargo de gerente financeiro em uma loja de varejo. Percebeu? O primeiro item de um currículo profissional é colocá-lo de maneira customizada para cada empresa onde você entrega. Se puder ainda, utilizar os recursos da internet e colocar no seu currículo o logotipo da empresa para a qual você está pedindo emprego é mais um ponto que você pode ter a seu favor no processo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile