em

Quando o desejo é maior que o medo…

Mahatma Gandhi, tem uma frase que diz, “que a força não provém da capacidade física, mas de uma vontade indomável”.

Muitas vezes ficamos paralisados frente a uma decisão a tomar, a uma necessidade de se posicionar, a uma situação emergencial ou a uma situação que pode definir nossos destinos.

Como enfrentar? O que fazer?

“Quando a vontade for maior que o medo, o momento se torna real”. (Rita Padoin)

O medo se instala e acontece quando pensamos nas probabilidades de não conseguir fazer algo ou de perder a chance daquilo que desejamos. Nesses casos, estabelecemos a dúvida, instalamos a insegurança e ficamos desalentados, desesperançosos e desacreditados de nós mesmos.

A mente, funciona sem parar: “se … então…” E nos consome energia, tempo, ação, enfrentamento. E nos paralisa.

Importante é racionalizar e quantificar esse sentimento e se questionar: preciso ter tanto medo assim? De 0 a 10 quanto de medo eu estou sentindo? Esse é um exercício de autoconsciência. É ser verdadeiro consigo mesmo. E da situação que me dá medo, quanto dela pode realmente acontecer?

Dessa forma, vamos racionalizando e avaliando os fatos e as evidências de que o que estamos sentindo pode ser enfrentado e quando temos essa consciência, nos permitimos conhecer com mais clareza a situação que desencadeou o medo e acessar as ferramentas emocionais positivas que nos levarão à ação de enfrentamento.

Quantas vezes, perdemos o sono “ruminando” o “se… então…”. Se eu fizer isso, então … Ou se eu não fizer? Quais as consequências?

E também, só damos importância aos nossos pontos negativos, defeitos e/ou fraquezas: Ah, eu não vou conseguir!

Para que o desejo se torne maior que o medo, importante:- desenvolver a coragem; trabalhar o autoconhecimento; sair da zona de  conforto; distinguir o que realmente depende de nós; identificar o que está na mão do outro e acreditar que mudar, fazer diferente faz parte do dia a dia; aceitar as situações lutando para transformá-las; comemorar as pequenas conquistas e ter a consciência de que não temos o poder de “dominar tudo” e que a solução de quaisquer situações perpassam internamente e externamente a nós mesmos.

E se mesmo assim, ainda nos percebamos inseguros e com medo, reiniciemos todo o processo, confiando.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.