em

“O mundo ficou pequeno”

Hoje escutei essa expressão que me fez refletir… como? De que forma, por quê? E muitas reflexões me vêm à mente.

Será porque temos hoje o acesso aos acontecimentos quase que instantaneamente ao tempo do seu acontecimento? Ou porque as notícias chegam por meios tão eficientes como as redes sociais, pela inteligência artificial, pela mídia, pela troca de msn, pelos inúmeros aplicativos?

Esses, se soubermos utilizar, como e que tipo de uso fazemos dele, pode até reduzir os espaços e deixar o nosso mundo mais “alcançável”, porém se não estivermos alertas, realmente o nosso mundo poderá se reduzir e diminuir.

Aí penso no paradoxo, que me remete ao quanto o nosso mundo se ampliou, se agigantou! Há pouco tempo, o alcance maior na comunicação era o “fax”, depois os telefones sem fio, acoplados a uma bandeja, e no nosso tempo, o móvel, que até pouco tempo era de um peso e tamanho… hoje cabe na palma de nossas mãos!

E dessa forma, outro questionamento: o nosso mundo “ficou pequeno”? Fica pequeno, se deixarmos que a tecnologia determine e termine com as nossas relações afetivas, com o contato frente a frente, com a gargalhada gostosa, com a torcida sincera pelo êxito do outro, pelos objetivos alcançados e pelo sabor de uma comida plena de temperos emocionais, com o perfume das flores, com o frescor das cachoeiras!

Ainda bem que ainda não inventaram aparelhos que além do som e da imagem não transmitem cheiros nem sabores! Não que eu conheça…

Daí, se isso acontecer, eu creio que o nosso mundo ficará muito pequeno.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.