em

Domingo de Páscoa

Lílian Yara de Oliveira Gomes-CRP 08/17889

Na semana passada escrevi sobre “quebra de rotina”. Hoje, domingo de Páscoa, é um desses momentos que nos fazem quebrar a rotina e em especial tem um significado muito importante, de esperança, de renascimento.

Creio que já comentei, que sempre escrevo aos domingos, pois neles encontro o sentido de avaliar o meu cotidiano, refletir sobre a semana que se inicia e como será a agenda!

Páscoa, “passagem” para uma vida nova: “a Páscoa simboliza o recomeço, uma nova vida e sentido de sacrifício, em razão da tradição da ressurreição de Jesus Cristo.

Segundo historiadores, a Páscoa já era celebrada pelos povos germânicos e celtas pagãos do hemisfério norte e estava relacionada ao culto a deusa mitológica “Ostara”. Na festividade desses povos antigos, estavam inseridos ovos e o coelho, como símbolos de fertilidade.

Para os judeus, a “Pessach”, traduzida em português como Páscoa, significa passagem e retoma a libertação e redenção do povo.

E, desta forma, mesmo não sendo Domingo de Páscoa, importante se faz, estarmos conscientes das inúmeras “passagens” que realizamos ao longo de nossas vidas. Algumas positivas, felizes, outras desafiadoras, pesadas, que nos

exigem maiores esforços e até sofrimentos.

            “A Psicologia compreende que a pessoa é resiliente quando torna-se capaz de retornar à forma original ao seu estado de saúde física e mental mesmo quando vivenciou um trauma ou algum momento difícil da vida. Dessa forma, o conceito de resiliência pode ser definido como a capacidade humana de enfrentar desafios e superar adversidades”.

Portanto, pensemos o quanto temos sido resilientes para realizar os enfrentamentos, renascer para novas oportunidades, para superar adversidades e os desafios. E dessa forma, faremos a “Pessach”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.